IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
PROTEÍNA PRÍON CELULAR, STI1 E A PROLIFERAÇÃO DE GLIOMAS.
Suzana Assad Kahn 1
Rafael Bierig Erlich 1
Luciana Chiarini 2
Vilma Regina Martins 3
Rafael Linden 2
Vivaldo Moura Neto 1
(1. Departamento de Anatomia - CCS - UFRJ; 2. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - CCS - UFRJ; 3. Instituto Ludwig - SP)
INTRODUÇÃO:

Gliomas são definidos como tumores originários da glia ou de seus precursores no sistema nervoso central. Clinicamente, os gliomas são divididos em quatro graus, sendo que o glioblastoma multiforme (GBM), também identificado como astrocitoma grau IV, é o glioma mais agressivo e de maior incidência em humanos. A sobrevida de pacientes diagnosticados com GBM se mantem entre 9 e 12 meses. Apesar de sua marcante heterogeneidade, algumas alterações nas vias de transdução de sinal são comuns aos GBMs. Trabalhos anteriores identificaram a Proteína 1 Induzida por Estresse (STI1), uma co-chaperona, como um ligante de prion celular (PrPC), localizado na membrana plasmática.

METODOLOGIA:

Cultura de astrócitos de ratos; Ensaios de incorporação de timidina; Expressão e purificação da proteína STI1; Imunodepleção; Ensaios de viabilidade celular; Ensaios imunocitoquímicos; Wester Blottings; Citometria de Fluxo e Análise Estatística.

RESULTADOS:

No presente trabalho, realizamos ensaios de incorporação de timidina para testar o efeito de STI1 sobre a proliferação da linhagem celular A172, proveniente de um GBM humano. Ficou demonstrado que STI1 é secretada pelas células tumorais e induz a proliferação das mesmas através das vias Erk e PI3K. Evidenciamos também que STI1 induz a proliferação de diferentes linhagens provenientes de gliomas e inibe a proliferação de astrócitos normais. Além disso, ensaios iniciais sugerem que o efeito de STI1 é dependente do PrPC endógeno.

CONCLUSÕES:

O conjunto destes resultados aponta para novos papéis de STI1 e PrPC na fisiologia de gliomas humanos e pode significar um primeiro passo para a identificação futura de novos alvos terapêuticos nestes tumores.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Proteína 1 induzida por estresse (STI1); Proteína Príon Celular; Glioma.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006