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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

COMO CHEGAMOS AO MAGISTÉRIO: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR

Eliania Naide de Sousa 1
Marinalva Pereira de Araujo 1
Antonio Lisboa Leitão de Souza 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
INTRODUÇÃO:

O estudo apresenta as condições e os meios que levaram os professores da educação básica formados em pedagogia pelo Programa de formação em nível superior na região do Seridó/RN- PROBÁSICA, a adentrarem o universo educativo, um olhar sobre a construção identitária a partir de quando o indivíduo começa a ensinar, uma reflexão  acerca de suas concepções relativas à profissão e a si mesmos. Neste aspecto, temos por objetivo elencar os motivos pelos quais chegaram à docência e refletir como se encontram atualmente.

METODOLOGIA:
Para isto, visitamos 82 docentes nas escolas onde trabalham, conversamos com os mesmos, aplicamos questionários e, em seguida, realizamos análises inspiradas em teóricos com os quais dialogamos sobre as competências do educador, sobre o florescimento da identidade do profissional quando o mesmo se envolve nos fazeres docentes.
RESULTADOS:
Constatamos que os motivos que os levaram a iniciar como educadores foram as aspirações ou o interesse individual, oportunidades de trabalho, alcançando a identificação com a profissão pela satisfação no trabalho docente e na expectativa de continuar a estudar e a aperfeiçoar o conhecimento pedagógico.
CONCLUSÕES:

Percebemos, então, que os interesses iniciais decorrem uma trajetória que os fazem se sentir bem e ver na docência a sua identidade profissional lapidada, construída com a ingerência da formação sobre o tempo de experiências.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: formação docente ; identidade profissional ; magistério.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006