IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
UMA ANÁLISE DO DISCURSO IDEOLÓGICO DO OPERARIADO REPRESENTADO NOS ROMANCES GERMINAL E OS CORUMBAS.
João de Carvalho Mendonça 1
Josane Cristina Moreno Santos 1
(1. Universidade Tiradentes)
INTRODUÇÃO:

Atualmente não se pode mais falar em linguagem sem ligá-la à interação entre os indivíduos de uma sociedade. As ideologias, através dos discursos proferidos, são transmitidas de maneira intencional com determinados objetivos para determinado público, numa inter-relação entre enunciador e receptor. Desta forma, o discuros, seja ele escrito, falado ou através de símbolos não verbais, torna-se o principal campo material de propagação das idéias. Com esse caminho discursivo a compreensão dos discursos em Germinal e Os corumbas - objetivo principal - é fator importante para melhor entendimento sobre a classe operária em diferentes localidades.

METODOLOGIA:
Os dados apresentados neste estudo foram obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica em livros correntes e referenciais, Internet e filme - Germinal - tendo como fundamentais parâmetros os romances em questão, sempre analisando e comparando os conceitos de discurso e de ideologia, abrangendo ambos os romances.
RESULTADOS:
No primeiro, houve a constatação de um discurso marxista em que o texto, através dos operários, mostra um luta de classes e uma visão esperançosa e germinadora dos fatos. Uma classe (os operários) com determinação para a luta. No segundo, constatou-se um discurso burguês, no qual existe um conformismo e uma resignação muito grande dos operários, de foma a transmitir uma visão derrotista e propensa ao fracasso eterno; aqui a luta de classes é mencionada em pequena passagem do texto, de maneira secundária.
CONCLUSÕES:
O passado e o presente históricos das duas nações em questão - França e Brasil - através do fator sociocultural, explicam as visões diferentes em ambos os romances; na França esse fator já tem uma longa tragetória ídéias e lutas, enquanto que no Brasil as idéias não surgem; são copiadas, e as lutas não existem. Não existe discurso neutro, pois em todo discurso há uma carga semântica direcionada intencionalmente para um determinado público.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: discurso; ideologia; interação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006