IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
ADOLESCER GRÁVIDA: IMPACTOS SUBJETIVOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Karina da Luz 1
Mirian Angulo 1
(1. Universidade Metodista)
INTRODUÇÃO:

O presente estudo teve como objetivo compreender as reações emocionais de adolescente diante da gravidez, bem como as expectativas de futuro neste contexto. A adolescência tem sido foco de atenção de várias ciências humanas; os estudos da adolescência, bem como das problemáticas enfrentadas pelos jovens, têm sido alvo de muitas disciplinas que englobam a saúde. A psicologia, por sua vez oferece um corpo teórico e clínico  a respeito do desenvolvimento humano, desde a concepção até a vida adulta. A partir dos referenciais psicanalíticos sobre o desenvolvimento podemos discutir essa etapa peculiar da adolescência e suas implicações ao sujeito e as relações que estabelece com seu corpo e com os outros.

 

METODOLOGIA:
Diante desses pressupostos o presente trabalho trata-sede um estudo de caso, de uma adolescente de17 anos grávida de quatro meses, que se predispôs e contribuiu através da entrevista semi-dirigida e ainda com a aplicação do Teste de Apercepção Temática (T.A.T). A partir da coleta de dados analisamos tanto a entrevista como o teste sob o enfoque da teoria Kleiniana e ainda seus precursores Arminda Aberastury, Mauricio Knobel e outros. Também evidenciamos as estudiosas  do desenvolvimento humano a partir da gestação Raquel Soifer e Maria Teresa Maldonado.
RESULTADOS:
A análise foi feita a partir das leituras decritas acima, e de nossa compreensão e pudemos verificar que a adolescente no que diz respeito à figura materna sente-se muitas vezes identificada com a sua mãe, e ao mesmo tempo denota-se sentimentos ambíguos (amor  e ódio) diante da gestação precoce. O luto pelo corpo infantil não foi elaborado, sendo que registramos idéias distorcidas a cerca do corpo disforme. Conseqüentemente consideramos dupla perda, por entendermos que perdeu-se o corpo infantil antes da elaboração e ainda perda da adolescência por conta da gestação. Verificamos também através do T.A.T. a presença do desejo de uma família organizada por uma idealização e ao mesmo tempo, culpa em decorrência ao adiantamento da mesma. A adolescente percebe-se perdida e com raiva por acreditar que seu futuro foi prejudicado de algum modo, pela gestação, projetando no namorado parte da culpa, tanto pela gestação como pela falta de participação na mesma.
CONCLUSÕES:
Tais sentimentos mereceram ser assistidos e encaminhamos a adolescente ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Atendimento em Psicologia (NEPAP), na Universidade Metodista de São Paulo. Consideramos ainda, que essa é uma problemática que assola o Brasil no que diz respeito aos processos sociais e de desenvolvimento da vida humana e por entendermos relevante o tema abordado no presente estudo, e considerando ainda as medidas preventivas não tem sido eficaz neste sentido. Propomos novos estudos com equipes multiprofissionais que possam evidenciar tanto os adolescentes como suas famílias, bem como uma maior responsabilidade político-social através de medidas preventivas
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Adolescência; Gravidez; Reações Emocionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006