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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação

SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIA TELEFONE CELULAR: QUALIFICAÇÃO DA OFERTA E INDICAÇÕES DE CONSUMO POR ADOLESCENTES, EM SALVADOR

 

 

Sara Torres 1
Jussara Borges 1
Othon Jambeiro 1
(1. Universidade Federal da Bahia - UFBA)
INTRODUÇÃO:

A disseminação do telefone celular em amplas camadas da população brasileira, aliada a sua potencialidade de agregar funções de acesso a serviços de informação e comunicação, colocam-no como um importante competidor de tradicionais fontes e meios provedores desses serviços. Essa proeminência do celular é uma das mais evidentes conseqüências da convergência da Informática e das Telecomunicações. O negócio da telefonia celular cresceu e atualmente existem empresas especializadas em fornecer Serviços de Valor Adicionado (SVAs) para as operadoras. Os SVAs são caracterizados como serviços extras, oferecidos pelas operadoras de telefonia, além do específico serviço de voz. O adolescente é um público que anseia por novidades, incorpora facilmente as novas modas e consome incessantemente, no limite, e mesmo acima de suas possibilidades. Desta forma, este trabalho tem como objetivos: 1) identificar, caracterizar e analisar os serviços de informação e comunicação (técnica e legalmente denominados Serviços de Valor Adicionado - SVAs) oferecidos pelas quatro operadoras de telefonia móvel atuantes em Salvador; 2) conhecer os apelos publicitários das operadoras, dirigidos aos adolescentes, visando a venda daqueles serviços. Subsidiariamente, buscou-se também conhecer o consumo de SVAs por adolescentes e as razões desse consumo.

METODOLOGIA:

A metodologia consistiu no levantamento, leitura e fichamento de material bibliográfico e documental sobre serviços telefonia móvel e assuntos relacionados; análise e qualificação dos SVAs oferecidos pelas operadoras, a partir de seus sites; identificação e análise dos materiais publicitários das operadoras expostos nos principais shoppings centers de Salvador, a partir de trabalho de campo. Após verificações in loco, nas quais se verificou que somente uma operadora tinha indoor displays nos corredores dos shoppings, optou-se por analisar o material publicitário afixado ou distribuído internamente, nas lojas das operadoras. Para atender o objetivo subsidiário de conhecer indicações de consumo de SVAs por adolescentes de Salvador, e as razões de tal consumo, foram aplicados questionários com 40 estudantes do ensino secundário, em quatro escolas de Salvador, sendo duas públicas e duas privadas.

RESULTADOS:

Os resultados revelam a oferta de 31 SVAs em Salvador, inclusive os mais avançados em termos tecnológicos, como é o caso do acesso a programas de TV e do GPS, por exemplo. Além da nomenclatura que os serviços recebem, fez-se uma breve descrição deles, assim como sua classificação como informativos e/ou comunicativos. Como se pôde verificar, 16 (51,6%) dos serviços era informativos, 13 (41,9%) comunicativos e dois (6,5%) comunicativos e informativos ao mesmo tempo. Na visita às lojas das operadoras, verificou-se que todas apresentavam mostruário e folders de aparelhos e acessórios, com destaque para as promoções de Natal (constituídas, basicamente, de bônus de minutos para ligações locais). Verificou-se que as operadoras deram ênfase na divulgação de serviços classificados por elas como de dados e multimídia, claramente mais direcionados para o público jovem. Quanto aos adolescentes, a maioria deles (52,5%) utilizarem como provedora a Oi, que oferece apenas 18 (58%) dos SVAs disponíveis em Salvador. E a menos utilizada é a Vivo (12,5%), que oferece o maior número de serviços (26 = 83,8%) existentes na cidade. Os serviços mais utilizados são disparadamente os de Mensagem de Texto (92,5%), Jogos (77,5%) e Som (65%). Serviços de Internet e Canais de Notícias, que podem se prestar à educação e à formação da cidadania, têm baixa utilização (17,5% e 22,5%, respectivamente), ficando acima apenas de Internet, que consegue 7,5%.

 

 

CONCLUSÕES:

Pode-se observar que mesmo com uma maior oferta de serviços informativos, a utilização que vem sendo feita do celular pelos jovens é voltada predominantemente para a comunicação. A maior utilização dos serviços comunicativos (92,5% usam mensagem de texto, contra 65% e 35% que usam, respectivamente, serviços de som e de imagem) significa que os adolescentes usam seus aparelhos muito mais como instrumentos de telecomunicação, substitutos, portanto, da presença física, do que como ferramentas de acesso a informações virtuais que lhes sejam de alguma maneira úteis no processo educacional, social ou cultural. No que se refere ao material publicitário das operadoras, verifica-se querelação direta entre as mensagens nele contidas e o consumo de serviços pelos adolescentes: a Tim e a Vivo, por exemplo, veiculavam, no período observado, promoções para a utilização de SMS (Mensagem de texto), serviço que foi apontado como o mais utilizado (92,5%) pelos adolescentes entrevistados; as quatro operadoras promoviam, por meio de folders, painéis ou revista, os serviços de som, que alcançaram um índice de utilização de 77,5%, entre os entrevistados. As entrevistas com adolescentes, embora não sejam representativas do universo da cidade, em termos de amostragem, revelam alto consumo de SVAs e, conseqüentemente eficácia dos apelos publicitários a esse público dirigidos.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Serviços de Informação e Comunicação; Telefonia celular; Adolescentes e Uso de celulares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006