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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
A CASA DAS SETE MULHERES: O ECO DA DOMINAÇÃO PATRIARCAL


Barbara Cristina Prestes de Oliveira 1
Cecil Jeanine Albert Zinani 2
Salete Rosa Pezzi dos Santos 3
(1. Graduanda do Curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul; 2. Doutora em Letras-Literatura Comparada / UFRGS; 3. Mestre em Letras / UFRGS)
INTRODUÇÃO:
 

Profundas transformações marcaram a segunda metade do século XX, padrões sociais, econômicos e políticos tiveram seu estatuto questionado, promovendo rupturas nas modalidades de interação e dominação até então existentes. É objetivo geral deste trabalho investigar a representação da história latino-americana em romances produzidos por escritoras da América Latina, a partir da década de 1980, analisando os elementos que caracterizam uma literatura gendrada e conseguem problematizar a questão da autoridade no discurso tradicional. Para isso é importante examinar obras ficcionais produzidas por escritoras da América Latina, a partir da década de 1980, que apresentam uma perspectiva revisada da história. A obra A casa das sete mulheres (WIERZCHOWSKI, 2003) é objeto deste estudo, nela são analisados aspectos que podem contribuir para identificar características específicas da literatura feminina, seu relacionamento com a história e seus aspectos de dominação. Insere-se numa tentativa de recuperar a identidade feminina e rejeitar, enfaticamente, a repetição e reprodução dos pressupostos da crítica literária tradicional, que, via de regra, identifica a escrita feminina com a “sensibilidade contemplativa”, a “linguagem imaginativa”.

METODOLOGIA:
 

Na América Latina, os estudos culturais de gênero têm se tornado tema de inúmeros pesquisadores. A organização dessas reflexões é uma tentativa de dar a esse assunto a consistência que ele possui na América do Norte e na Europa. Este Projeto de Pesquisa tem o propósito de contribuir com este intento. Para isso, na primeira etapa do Projeto foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre gênero e literatura e sobre história e literatura, a fim de organizar o referencial teórico e analítico e estabelecer a estratégia comparativa que nortearão a análise das obras; posteriormente foi realizada a seleção e iniciada a leitura das obras que compõem o corpus de análise. Atualmente estão sendo analisadas as obras já lidas. Uma dessas obras é A casa das sete mulheres, de Letícia Wierzchowski (2003), a fim de verificar a constituição da identidade feminina. A seguir serão examinados os aspectos da regionalidade que podem influir na organização da identidade feminina. A etapa final consistirá na redação e publicação de artigos ou ensaios com a discussão dos resultados obtidos.


RESULTADOS:
 

Ao mesmo tempo que Stuart Hall (2004) acredita que o sujeito contemporâneo vive um momento de crise de identidade, a mulher latino-americana contemporânea vive um processo justamente de busca de identidade, isso se deve primeiramente às teorias feministas desenvolvidas principalmente a partir das duas últimas décadas do século XX. Após um longo período de dominação, a mulher vem reinvindicando o direito à palavra e à expressão, bem como a reescrita da própria história, resgatando o papel dafigura feminina. Wierzchowski, em A casa das sete mulheres (2003), faz uma narrativa, tendo como pano de fundo a história da Revolução Farroupilha, em que as personagens principais são mulheres. Porém, apesar da tentativa para dar voz às mulheres, a obra não representa nenhum avanço no que diz respeito à ruptura com a dominação tradicionalmente impressa na literatura canônica, ficando claros os aspectos de uma ideologia patriarcal arraigada. As mulheres estão em uma estância protegidas da revolução e desenvolvem atividades "tipicamente femininas" como bordar, ler e tocar instrumentos musicais. As decisões referentes à compra ou venda de gado e à administração geral da estância ficavam por conta do patriarca da família. As mulheres negras são representadas de forma ainda mais cruel, pois, nas raras vezes em que são mencionadas, recebem características evidentemente pejorativas.

CONCLUSÕES:
 

Através dos aspectos presentes na obra A casa das sete mulheres, percebe-se que a literatura feminina contemporânea, neste caso, apresenta uma narrativa presa à naturalização, processo pelo qual toda a dominação se estabelece. Wierzchowski demonstra interesse na voz das mulheres, porém, o fato de ter escrito a obra no início do século XXI, não bastou para desconstruir o pensamento característico dos séculos passados. A narrativa é construída repetindo o lugar em que a mulher sempre esteve representada, não assinalando nenhuma ruptura importante com o discurso tradicional. Considerando que este Projeto de Pesquisa pretende investigar a representação da história latino-americana em romances produzidos por mulheres a partir da década de 1980, dentro de uma perspectiva de gênero, é importante salientar que, na obra estudada, tanto a questão de gênero quanto o fato histórico - Revolução Farroupilha - não são questionados, permanecendo inseridos no discurso tradicional.


Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: discurso tradicional; representação da mulher; literatura latino-americana.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006