IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação

O cinema na educação para a formação da autonomia

André Hildo Eyng Possoli 1
Sonia Cristina Vermelho 1, 2
(1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; 2. Profa. Dra.)
INTRODUÇÃO:

O projeto Oficinema foi desenvolvido para levar a experiência da produção cinematográfica aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba. O projeto proporciona o aprendizado através de aulas e produções. Em 2004 a PUCPR se integrou ao projeto, uma experiência singular na educação. Tem por objetivo analisar a experiência em si, tanto do ponto de vista metodológico, quanto de conteúdo; analisar as produções dos alunos de todos os anos do projeto e; analisar esta experiência na perspectiva dos alunos e do professor responsável pelo desenvolvimento das atividades.

METODOLOGIA:
Pesquisa-Ação. Instrumentos: 1. Questionário fechado para identificar o perfil dos alunos; 2. Ficha de catalogação dos filmes produzidos; 3. Ficha de análise das produções audiovisuais para análise de conteúdo; 4. Roteiro de entrevista para análise de conteúdo. Em termos de procedimentos: 1. Gravação das aulas ministradas ao longo do projeto; 2. Observação das atividades desenvolvidas com os alunos na PUCPR e nas escolas. Quanto ao processo da pesquisa: 1. Catalogação análise e identificação das produções audiovisuais; 2. Análise de conteúdo das produções; 3. Acompanhamento das produções; 4. Entrevista com alunos e professores.
RESULTADOS:
Através dos dados colhidos relatamos a história detalhada do projeto, além dos dados quantitativos e qualitativos sobre o grupo de 2004. Procuramos identificar o perfil dos alunos quanto a nível sócio-econômico, práticas de lazer, de acesso às mídias, uso das mídias e hábitos de leitura. Um outro eixo da pesquisa centrou-se na análise das produções dos anos anteriores, onde executamos um processo de decupagem e análise das temáticas envolvidas.
CONCLUSÕES:
O Projeto Oficinema revelou a forte identificação dos materiais produzidos pelos alunos e a realidade onde estão inseridos, retratando seus interesses e vivencias nos filmes. A experiência do projeto contribuiu para a formação de um novo olhar para a mídia, mais crítico e analítico o aluno percebeu sua evolução. Promover a inclusão através da produção audiovisual e o contato com uma nova realidade, capacitando centenas de alunos.
Instituição de fomento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: cinema; educação; cidadania.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006