IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES E QUANTIFICAÇÃO DOS CURCUMINÓIDES A PARTIR DO PÓ DE RIZOMAS DO AÇAFRÃO (Curcuma Longa L.) DE MARA ROSA – GO
Cintia Barros Nascimento 1
Celso José de Moura 1
Fernando Warzocha Oliveira Cruvinel 1
Ydilla Oliveira de Paula 1
(1. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG / EAEA UFG)
INTRODUÇÃO:

O açafrão é um produto amplamente consumido no mundo. É a base do apreciado curry indiana e também muito utilizada na culinária brasileira. Entretanto, o açafrão não é utilizado apenas como condimento. Seus rizomas apresentam compostos com elevado poder colorífico, denominados curcuminóides. Dentre eles, destaca-se a curcumina. A curcumina é um corante natural utilizado nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas, apresenta uma cor amarela, com variação de tons dependendo do cultivar. Na tentativa de viabilizar o consumo em grande escala desse corante para o fortalecimento do agronegócio do açafrão (Curcuma longa L.) em Mara Rosa - GO propõem-se com esse trabalho avaliar a extração de curcumina por meio de ultrasom.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado nos Laboratórios do Setor de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG.

 

Matéria-prima

Foi realizada a coleta das amostras de açafrão no Município de Mara Rosa – GO, lavagem, secagem e moagem.

Em seguida, foi feito o peneiramento para obtenção da granulometria. Para tanto foram utilizados um equipamento vibratória e peneiras para análise granulométrica com aberturas de 0,50; 0,250; 0,150; 0,116 e 0,053mm. Peneirou-se 100g de açafrão por uma hora.

Foi determinado o teor de curcuminóides.

 

Extração e Cristalização da Curcumina

As extrações foram efetuadas em duplicata. Foram utilizados açafrão em pó e solvente, acetona, na proporção de 1:6. Essa mistura foi submetida a tratamento com banho ultra-sônico em aparelho 40kHz de freqüência e potência de 400Watts, por 10 e 20 minutos. O material sonicado foi filtrado a vácuo e em seguida evaporado em evaporador rotativo para retirada do solvente. A cristalização foi realizada adicionando-se etanol ou éter de petróleo na proporção de 1:10.

 

Caracterização dos Cristais Obtidos

Foi realizada cromatografia em placa de sílica-gel com solução de clorofórmio e ácido acético na proporção de 8:2 e os cristais dissolvidos em etanol.

RESULTADOS:

Matéria-prima

Estudos demonstraram que as menores partículas proporcionam uma melhor extração dos curcuminóides, para tanto foram consideradas partículas de 30 a 60 mesh. Os resultados obtidos na moagem do açafrão para a pesquisa mostram que as partículas encontram-se em um bom tamanho para a extração, conforme a literatura.

O teor de curcuminóides do açafrão usado para a pesquisa encontra-se em torno de 3,3%, dentro do padrão.

 

Extração / Cristalização

A extração de curcumina com solventes é um tema muito estudado. Dentre os solventes hexano, éter de petróleo, acetato de etila, isopropanol, etanol, acetona e água, a acetona foi considerado o solvente mais apropriado para extração de oleoresina, na proporção de curcuma em pó e solvente de 1:6 e extração à temperatura de refluxo do solvente, por 90 minutos.

Visando-se a otimização desse método, a acetona foi escolhida como solvente. A mistura cúrcuma/acetona foi submetida a tratamento ultra-sônico em substituição à extração à temperatura de refluxo do solvente.

A extração por ultrasom é um método relativamente novo e vem sendo empregado numa ampla variedade de produtos. Já é utilizada para extração e determinação de compostos fenólicos em morangos e extração de óleo de soja, entre outros.

As amostras com maior tempo de sonicação (20 minutos) apresentaram, visualmente, maior quantidade de cristais. A cristalização foi realizada com éter de petróleo ou com etanol. A cristalização dos curcuminóides por etanol e éter de petróleo não apresentaram diferenças entre si, ou seja, ambos podem ser utilizados para esta finalidade. Podendo levar em consideração, em caso de uso industrial o custo e facilidade de operação para a definição entre os dois solventes. Embora para uso alimentício o éter de petróleo não pode ser utilizado, podendo ser substituído pelo hexano. Os cristais obtidos apresentaram a cor característica da curcumina e semelhança visual com os cristais de curcumina comercial Fluka.

 

Caracterização dos Cristais Obtidos

A caracterização dos cristais foi feita por cromatografia em camada delgada e comparada com a curcumina PA Fluka. O resultado desta análise mostrou grande semelhança entre o produto obtido pela extração ultra-sônica e a comercial, indicando que o método pode ser utilizado para obtenção de curcumina.

CONCLUSÕES:
A extração de curcumina com a utilização de ultrasom mostrou-se com grande potencial.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: curcumina; extração com solventes; extração por ultrassom.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006