IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia

INFLUÊNCIA DO 6-BENZILAMINOPURINA (BAP) NA MULTIPLICAÇÃO IN VITRO DE  GUACO (Mikania glomerata).

Gilmar Pezzopane Plá  1
Kelly Pellizzaro  1
Eulinor Pereira da Silva  1
Celso Lopes de Albuquerque Junior  1
(1. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA)
INTRODUÇÃO:

O guaco (Mikania glomerata) é uma espécie de uso medicinal conhecida pela atividade broncodilatadora. Muitos estudos têm sido desenvolvidos em relação a produção de mudas por estaquia do guaco, porém  a técnica biotecnológica da micropropagação tem evidenciado bons resultados em relação a reprodução deste. A propagação vegetativa in vitro, também denominada de micropropagação devido ao tamanho dos propágulos utilizados, é a aplicação mais prática da cultura de tecidos vegetais. Visando  a obtenção de subsídios técnicos à multiplicação rápida de guaco (Mikania glomerata), em períodos de tempo e espaços reduzidos, estudou-se o efeito do regulador de crescimento BAP (6-Benzilaminopurina) no cultivo in vitro desta espécie.

METODOLOGIA:
Segmentos nodais contendo duas gemas axilares, de plântulas já estabelecidas in vitro, foram inoculados em meio de cultura MS acrescido de oito diferentes concentrações de BAP (0,0 ; 0,25 ; 0,50 ; 1,0 ; 1,5 ; 2,0 ; 2,5 ; 3,0 mgL-1). As culturas foram transferidas para a sala de crescimento e mantidas por 40 dias a uma temperatura de 25oC, num fotoperíodo de 14 horas/dia e com 3000˚ lux de intensidade luminosa. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado composto por 14 repetições, sendo que cada parcela possuía um explante. As variáveis foram submetidas à análise de variância e ao teste de separação de médias de Duncan a 5%.
RESULTADOS:

A concentração de BAP que proporcionou maior número de brotação foi a de 1,0 mgL-1 . O contrário, foi obtido com a concentração de 0,0 mgL-1 de BAP, o que já era esperado devido a ausência do regulador de crescimento. As concentrações maiores que 1,0 mgL-1 apresentaram menor número de brotações do que a concentração de 1,0 mgL-1 de BAP.

CONCLUSÕES:

Com base neste experimento, conclui-se que a concentração de  1,0 mgL-1 de BAP foi a que resultou num maior número de brotações dos explantes. Em função disso, haverá uma multiplicação mais rápida no número de mudas. As concentrações maiores que 1,0 mgL-1 proporcionaram um número de brotações significativamente menores do que esta, o que indica uma possível toxidez dos segmentos nodais do guaco quando submetidos as altas concentrações de BAP.

Instituição de fomento: UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Programa Unisul de Iniciação Científica (PUIC)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Multiplicação in vitro; Mikania glomerata; regulador de crescimento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006