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B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção

IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS LOGÍSTICAS EM EMPRESAS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTE DO SETOR METAL-MECÂNICO DE CAXIAS DO SUL

Mônica Peruchi  1
Margareth Rodrigues de Carvalho Borella 1
(1. Departamento de Administração/Universidade de Caxias do Sul - DEAD/UCS)
INTRODUÇÃO:

A logística é um assunto emergente tanto para a prática diária das empresas em geral como para os estudos de investigação e de trabalhos acadêmicos. Esse tema vem despertando cada vez mais o interesse dos especialistas em movimentação de materiais e produtos. Isto porque abreviar o tempo de percurso desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto acabado no mercado tornou-se um desafio inadiável num ambiente tão competitivo.

A utilização de um sistema ou estrutura logística adequada que evite a movimentação desnecessária de materiais e produtos confere às empresas industriais alguns ganhos como: redução de custo de transporte e manuseio; racionalização e otimização de fluxos de produção e de distribuição; possibilidade de trabalhar com lotes menores tanto para a produção como para o recebimento e entrega; além de um menor lead-time em toda a cadeia produtiva.

Desta forma, este trabalho tem como objetivo identificar as características logísticas técnicas, estruturais, organizacionais e de desempenho da logística externa e da logística interna de três empresas de pequeno, três de médio e três de grande porte do setor metal-mecânico de Caxias do Sul.

Através deste estudo, deseja-se identificar aspectos comuns e diferenciadores a partir da comparação dos resultados das características logísticas das empresas estudadas, destacando as características que proporcionam uma logística mais ou menos competitiva.

METODOLOGIA:

Para realizar esse trabalho tornou-se necessário entrar nas empresas, entender o funcionamento do sistema de suprimento, do sistema de atendimento e dos procedimentos internos envolvendo as áreas de compras, produção e vendas e, coletar os dados para identificação, caracterização, análise e comparação dos aspectos logísticos de funcionamento. Portanto, o método adotado para realizar a pesquisa e alcançar os objetivos propostos foi o de estudo multicasos.

Primeiramente, definiu-se a utilização simultânea de dois critérios para a classificação das empresas quanto ao porte: o número de funcionários, conforme o Sebrae; e o faturamento bruto anual, conforme o BNDES.

A seguir, a partir de informações que já se tinham de algumas empresas e de demais levantamentos feitos pelos meios eletrônicos, foram selecionadas as nove empresas a serem pesquisadas: três empresas de pequeno porte, três de médio porte e três de grande porte.

A próxima etapa do trabalho foi o planejamento e estruturação das três partes do instrumento de pesquisa: logística de suprimento, logística de produção e logística de atendimento.

A aplicação dos instrumentos de pesquisa foi realizada pelos membros do projeto, envolvendo o deslocamento dos mesmos até a empresa e a realização da entrevista com os profissionais específicos de cada uma das áreas de investigação.

Em seguida, buscou-se analisar os dados e informações coletados, realizando-se uma análise aprofundada dos resultados obtidos.

RESULTADOS:

A partir das informações coletadas, nas empresas de pequeno porte pode-se perceber uma tendência à concentração de fornecedores ao redor das empresas. Já nas empresas de médio e grande porte existe uma predominância de fornecedores fora do estado, a mais de 1000 Km de distância.

Outro dado relevante, verificado em uma das empresas, é que apesar de o tempo médio de atendimento dos fornecedores locais e dentro do estado ser de 10 dias, esse tempo de atendimento pode alcançar valores de até 60 dias nessa mesma empresa.

Verificou-se também que em todas empresas estudadas, com exceção de uma das empresas de médio porte, existe uma predominância de clientes fora do estado. Entretanto, é importante salientar que a empresa que representa a exceção tem como seu principal cliente uma das maiores corporações da região.

Outro aspecto que pode ser destacado é o elevado prazo de entrega das empresas de menor porte, uma vez que todas trabalham com estoque de produtos.

Além disso, as empresas de pequeno e médio porte não apresentam profissionais responsáveis exclusivamente pela área de logística, enquanto as empresas de grande porte possuem profissionais específicos para essa área. Isso é compreensível, pois as empresas de menor possuem uma estrutura mais enxuta, onde outros profissionais acumulam a função de coordenação logística. Entretanto, é evidente que este fato acarreta alguns problemas de gerenciamento logístico como o elevado lead-time de atendimento observado nessas empresas.

CONCLUSÕES:

A concentração de fornecedores ao redor das empresas de pequeno porte estudadas pode refletir que fornecedores locais estão buscando capacitarem-se tecnicamente para poderem suprir essas empresas clientes. Sob a ótica da logística, essa ocorrência proporciona redução no tempo de transporte, permitindo entregas diárias e semanais dos itens supridos.

Por outro lado, apesar de uma predominância de fornecedores fora do estado nas empresas de médio e grande porte, no geral, a freqüência de entrega dos fornecedores não é afetada, pois essas empresas conseguem trabalhar mais facilmente com uma programação prévia com seus fornecedores, recebendo o suprimento com regularidade.

A variação observada em uma das empresas no tempo de atendimento dos fornecedores locais e dentro do estado sugere que nem sempre a distância física é o fator responsável por um lead-time maior de suprimento.

A predominância de clientes localizados fora do estado nas empresas estudadas é um resultado interessante, pois essas empresas estão conseguindo comercializar a maior parte de seus produtos fora do estado, aonde o mercado é geralmente mais concorrido em preço, marca, serviços, distribuição e outros.

Concluindo, através deste estudo pode-se obter um melhor entendimento de como são gerenciadas as questões logísticas nas empresas localizadas no município de Caxias do Sul, fornecendo dados que evidenciam as características responsáveis por uma maior ou menor vantagem competitiva.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: logística de suprimento, de produção e de atendimento; setor metal-mecânico; Caxias do Sul.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006