IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

Checklist Automatizado para avaliação de interfaces

Rafael Orivaldo Lessa 1
Vera R. Niedersberger Schuhmacher  1
Maria Inés Castiñeira  1
(1. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA )
INTRODUÇÃO:

A usabilidade busca apoiar o processo de interação com o usuário, transmitindo de forma eficaz e eficiente a interação do usuário com a interface de um sistema computacional. Pode ser composta por múltiplos componentes estando tradicionalmente associada a atributos como: facilidade de aprendizagem do sistema; eficiência de uso; capacidade com que o sistema promove a facilidade de memorização das ações necessárias para que o usuário atinja seus objetivos;  controle de gestão de erros minimizando e refutando situações possíveis de ocorrências;  e principalmente promovendo a satisfação do usuário ao ser utilizado. Com o crescimento da tecnologia a usabilidade começou a ser fonte de preocupação, uma vez que, com um mercado tão dependente da tecnologia precisamos de produtos que sejam fáceis de aprender e utilizar. O presente projeto tem por objetivo o estudo da usabilidade para interfaces e o desenvolvimento de uma ferramenta automatizada de avaliação que ofereça apoio à usabilidade no design de projetos, para desenvolvedores que necessitam de apoio na avaliação de interfaces.  A avaliação da usabilidade de um produto de software não é uma garantia absoluta da qualidade do produto, mas é com certeza um fator que em sua ausência produz um alto grau de rejeição por parte dos usuários.

METODOLOGIA:

O presente trabalho está relacionado ao projeto PLATIC (Projeto Plataforma de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina). Em uma primeira estância foi estudado qual o método de avaliação de usabilidade que seria usado para o desenvolvimento da ferramenta. Optou-se pela avaliação de conformidade que é realizada por meios de guidelines ou cheklists. Do estudo elaborado, elaborou-se a estrutura do checklist automatizado para as avaliações de usabilidade. A ferramenta foi desenvolvida em PHP4 e está em fase final de testes e será disponibilizada na Web onde pesquisadores e especialistas na área (com permissão para tal) farão à inserção de dados no sistema, formando a base de recomendações que serão armazenadas no banco de dados MYSQL. Desenvolvedores poderão acessar o sistema através da Web e por meio do checklist realizar uma avaliação eficiente e segura. A ferramenta deve estar disponível para qualquer usuário, inclusive não especialista, proporcionando-lhes a possibilidade de avaliar seu produto.

RESULTADOS:
Embora o sistema apresente um funcionamento relativamente simples, à complexidade está em tornar a ferramenta dinâmica para cadastros de varias recomendações, e a reutilização da mesma, para projetos diferentes, já que o checklist proposto possibilita o uso personalizado para cada tipo de produto. 

O comportamento da ferramenta é a seguinte: o usuário acessa o site, escolhe o projeto (que já deve estar cadastro) que deseja fazer a avaliação. De maneira simples ele irá responder as perguntas: atende, não atende, e não aplicável.  Ao final é apresentado um relatório e com base no mesmo fará as melhorias que achar relevante em sua aplicação.

CONCLUSÕES:
O objetivo proposto foi atingindo com a implementação da ferramenta que auxilia avaliação de usabilidade, através do trabalho de iniciação científica do primeiro autor. A ferramenta encontra-se em fase final de testes, e será utilizada no laboratório de pesquisa em usabilidade da Unisul. A escolha da linguagem PHP foi feita pela facilidade de aprendizado e por ser uma linguagem WEB. Pretende-se dar continuidade a este trabalho através de inserções na base de dados, com novos projetos e novas recomendações. Para o autor estudante a implementação do projeto, representa um ponto importante no processo de ensino-aprendizado, inserido no contexto de uma abordagem construtivista. Durante o processo de desenvolvimento da ferramenta o aluno utilizou, aprofundou e inter-relacionou conceitos de diferentes disciplinas. Assim, a ferramenta descrita teve também como objetivo propiciar um ambiente de descoberta e de aprendizagem através da experimentação.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: usabilidade; checklist; avaliação de usabilidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006