IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Educação a Distância e Novas Tecnologias - uma investigação na
UNIRIO
Marcella Suarez Di Santo 1
Guaracira Gouvêa 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
INTRODUÇÃO:

O trabalho aqui apresentado foi realizado por meio de uma pesquisa-ação a partir de uma experiência em Educação a Distância na UNIRIO e teve o objetivo de identificar habilidades e características dos estudantes inseridos nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em ações de Educação a Distância, do ponto de vista da leitura e linguagem. Com a implantação de 20% da modalidade a distância em uma disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Pedagogia da UNIRIO – Leitura e Produção de Imagens em Ciências – obtivemos os dados analisados que geraram este documento. Este trabalho baseia-se, então, em estudos de EaD no Brasil, leitura, diversas mídias inseridas neste estudo e também de critérios propostos a partir dos conceitos de Bakhtin de interlocução, enunciação e dialogismo. Assim, pudemos levantar novos questionamentos a respeito deste tema e ampliar estas discussões.

METODOLOGIA:

Para alcançarmos esses objetivos, foi feita uma análise com os dados coletados durante a implantação da disciplina referida. São eles: conjunto de documentos referentes aos estudantes (questionário de caracterização sócio-demográfica e cultural; materiais escritos produzidos a partir das atividades propostas; arquivo das mensagens enviadas à professora e à tutora da disciplina) e ainda as provas acerca dos conteúdos explorados, bem como as avaliações dos alunos sobre a disciplina. O enfoque foi na análise da apropriação dos alunos desse material, a partir da literatura existente sobre o desenvolvimento dos estudantes em EaD e sobre leitura, com a intenção de identificar as habilidades dos estudantes e a apreensão destes a partir do material ofertado durante a disciplina, a fim de estimular o desenvolvimento dessas habilidades.

A fundamentação teórica é feita com Bakhtin e alguns conceitos como dialogismo. Com base nesses conceitos, fizemos análises para as tarefas executadas e uma tabela com os níveis de interação/ diálogo em cada tarefa realizada.

RESULTADOS:

Após o levantamento dos dados obtidos e a quantificação das tarefas feitas pelos estudantes e pelo levantamento dos dados do questionário, obtemos a informação de que o grupo, de uma maneira geral, tem familiaridade com computador e com ambientes virtuais facilitando assim a execução da disciplina a distância por meio destes ambientes, já que a familiaridade com os meios em EaD muito influi no desenvolvimento dos estudantes. Sabemos que eles buscam informações em diferentes mídias, mas lêem prioritariamente os textos indicados nas aulas.

Houve também a discussão sobre a interação/interlocução pautada na questão da autonomia do estudante em EaD. A partir da perspectiva de leitura levantada neste trabalho, pode-se dizer que quando o estudante consegue dialogar com o texto, com o vídeo e com seu colega para produzir um texto onde ele expresse essa interlocução, ele demonstra autonomia para um estudo individual, como ocorre na EaD. Já aquele que não consegue dialogar com o texto e o vídeo, por exemplo, para produzir um novo texto a partir dessa interação, não possui autonomia. Nesse sentido, temos diversas tabelas e dados referentes à esta análise.

CONCLUSÕES:

       Todos os fatores citados anteriormente e as dificuldades encontradas podem influenciar no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes no que diz respeito a EaD. Portanto, pode-se apontar que a dificuldade de interação com as TICs prejudica o estudo no que diz respeito à identificação das habilidades e competências.

       Algumas das categorias de leitura citadas enriquecem o estudo neste contexto e nos permitem um aprofundamento do entendimento e a indagação a respeito dos parâmetros associados às características e habilidades necessárias em EaD. Levantam-se então as indagações: Há a possibilidade de uma elaboração desses parâmetros? Existem competência necessárias ao estudante de EaD? Em se tratando de ser humano que vive em contato com as novas tecnologias, há como prever quais as características e habilidades necessárias para um bom desempenho em EaD?

       Um estudo sobre a apreensão e apropriação de estudantes dos materiais ofertados nesta disciplina no momento a distância, bem como as habilidades necessárias para a apreensão destes materiais pelos alunos, são de suma importância para que haja maior contribuição e para que se aprofundar o entendimento sobre EaD, principalmente no que se refere à adoção de estratégias didáticas, baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação, que podem gerar respostas para as questões levantadas.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação a Distância; Leitura; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006