IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

FAMÍLIA: SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA NA INTEGRAÇÃO DAS GERAÇÕES

 

Lisiane Besutti 1
Ivonne Assunta Cortelletti 1, 2
(1. Departamento de Educação/UCS; 2. Orientadora)
INTRODUÇÃO:

 

Os estudos e pesquisas sobre o processo do envelhecimento humano realizados, até o momento, pelo Núcleo de Estudos do Envelhecimento, da Universidade de Caxias do Sul, suscitaram, entre outros aspectos, a necessidade de estender os estudos sobre os impactos da longevidade na família contemporânea.
METODOLOGIA:
O método utilizado foi o da pesquisa em fontes bibliográficas: livros e artigos de diferentes autores sobre o assunto em questão. Dentre os materiais bibliográficos pesquisados pode-se destacar as obras Sociologia da Família Contemporânea, de Pedro C. Beltrão; O Futuro da Família: tendências e perspectivas, de José Marcos Bach; Relações Familiares: uma reflexão contemporânea, de Cláudia Cenci, Maristela Piva e Vinícius Ferreira; O Idoso e a Família, de Francisca Tereza Montenegro de Aquino e Benedita Edina da Silva Cabral e outros.
RESULTADOS:
Constatou-se que a família é vista como uma das principais instituições sociais, por ser o ponto de ligação entre o indivíduo e a sociedade e por ter primordialmente a  função protetora e preservadora de seus membros, mantendo o equilíbrio necessário para a harmonia social.
CONCLUSÕES:

Destacou-se a concepção de família apresentada por Beltrão por ser a mais abrangente e por servir de referência teórica para as conceituações que serão estabelecidas; que o valor das relações estabelecidas entre os membros da família reside no amor e no diálogo entre seus membros, fortalecendo e ampliando as capacidades de compreender.

 

Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: envelhecimento; família; instituições sociais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006