IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
PROPOSTA DE BAIXO CUSTO PARA IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE ACETATO DE MEDROXIPROGESTERONA
Luciana Foltram Martins 1
Adriana Vitorino Rossi 1
(1. Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, UNICAMP.)
INTRODUÇÃO:

Acetato de medroxiprogesterona (AMP) é um agente contraceptivo oral usado por cerca de 30 milhões de mulheres em 90 países e vem sendo utilizado no tratamento de carcinoma metastático pulmonar, de mama e endometrial. A despeito de seus efeitos benéficos, AMP deve ser usado com critério e em doses controladas, pois pode gerar efeitos colaterais desfavoráveis, como cólicas e cefaléia.

Neste trabalho, a quantificação do AMP é baseada no produto verde-azulado da reação a quente de AMP com Mo (VI) em meio contendo H2SO4, provavelmente um complexo de transferência de carga de Mo (VI) com um derivado de AMP gerado, com forte absorção em 406 nm (e ~ 4,5´105 mmol-1 L cm-1), cuja absorbância (A) é proporcional à concentração inicial de AMP (CAMP).

Utilizamos um dispositivo fotométrico para medidas fotométricas do produto da reação, proporcionando medidas simples, rápidas e de baixo custo. Este dispositivo é composto por um sensor, que é um detector fotossensível (LDR, Light Detector Resistor), montado numa cela de TEFLONÒ grafitado, sendo as medidas de resistência (R) realizadas num multímetro comercial de baixo custo.

A reação utilizada não é específica para AMP, já que corticóides também podem reagir. Sendo assim, introduzimos uma etapa para identificação do AMP, baseada na medida do ponto de fusão do AMP e um spot test (corticóides com H2SO4 conc.

geram produto laranja-avermelhado, AMP não reage).

A proposta foi testada com medicamentos comerciais, na forma de comprimidos contendo AMP.

METODOLOGIA:

Na identificação, o ponto de fusão foi obtido com tubo de Thiele. Para o spot test, o padrão ou o medicamento era misturado com 5 gotas de ác. sulfúrico conc., observando-se a coloração resultante após 5 minutos.

Para a quantificação, num tubo de ensaio de 10 mL, aferido para 5,00 mL, colocaram-se para reagir 3 mL de ác. sulfúrico 9 mol/L, 1 mL da solução de molibdato de amônio 2,5 % (m/v), 0,700 mL de água destilada e 0,300 mL de solução de AMP. Estes 0,300 mL de solução de AMP foram divididos em 3 concentrações de AMP: 0,100 mL de solução estoque de AMP (preparada com padrão ou medicamento) + 0,200 mL de clorofórmio, 0,200 mL de solução estoque de AMP + 0,100 mL de clorofórmio, e 0,300 mL de solução estoque de AMP. O ponto “Zero” foi obtido utilizando-se 0,300 mL de clorofórmio substituindo a solução de AMP. Os tubos de ensaio foram fechados com fita TEFLON e aquecidos em banho-maria a 94 °C por 70 minutos. Os tubos foram resfriados em banho de gelo por 10 minutos e mantidos à temperatura ambiente por 15 minutos. Então, acertou-se o volume (5,00 mL) com solução de ác. sulfúrico 9 mol/L. Este procedimento foi realizado em triplicata para cada concentração de AMP e amostra de medicamento testado.

Foram realizadas medidas espectrofotométricas (espectrofotômetro Biotech Pharmacia Ultrospech 2000) e fotométricas (dispositivo fotométrico) do produto da reação.
RESULTADOS:

O ponto de fusão encontrado para AMP (207 a 209 °C) foi evidentemente distinto do encontrado para os corticóides (217 a 238 °C), sendo esses compostos facilmente diferenciáveis.

No teste com H2SO4 concentrado, a solução de AMP apresentou coloração amarela, enquanto as soluções de corticóide geraram produto de coloração marrom.

A equação da curva analítica para AMP obtida com dados espectrofotométricos foi: A = 0,0259 + 1,27 CAMP, com coeficiente de correlação de 0,9940.

A equação da curva analítica para AMP obtida no dispositivo portátil foi: R = 0,0993 + 5,78 CAMP, com coeficiente de correlação de 0,9949.

Para as amostras comerciais, os valores de massa em mg obtidos com o método espectrofotométrico foram de 10,6 ± 0,7 e 9,8 ± 0,5, enquanto os valores obtidos no dispositivo portátil foram de 10,3±0,5 e 10,4±0,6. O valor informado pelo fabricante de AMP em um comprimido era de 10 mg.

A comparação das medidas espectrofotométricas e fotométricas pelos testes t e F a 95 % de confiança mostrou que os resultados são estatisticamente iguais.

CONCLUSÕES:

A associação do teste com ác. sulfúrico concentrado e a medida do ponto de fusão foi eficiente na identificação do AMP..

Os resultados (10,6±0,7 e 9,8±0,5 para as medidas espectrofotométricas, e 10,3±0,5 e 10,4±0,6 para as medidas fotométricas) compreendem o valor de massa dado pelo fabricante (10 mg), sugerindo que os resultados de ambos os métodos podem ser satisfatórios.

A comparação dos resultados pelos Testes F e t mostrou que não existem diferenças significativas entre resultados dos 2 métodos de medidas.

O dispositivo portátil, além de possuir custo bastante inferior ao do espectrofotômetro, é de fácil manipulação, não requer treinamento para sua utilização e oferece bons resultados. Isto pode torná-lo adequado para uso em laboratórios com pouca infra-estrutura.

A faixa de variação dos resultados com medidas espectrofotométricas foi de  ±6 %, sendo de ±5 % para as medidas fotométricas, indicando que o desempenho do dispositivo portátil é comparável ao do espectrofotômetro.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Acetato de Medroxiprogesterona; Quantificação; Método Fotométrico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006