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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A NÃO-NEUTRALIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Liliana Scatena 1
Bruno Pucci 2
(1. Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP/FCH; 2. Prof. Dr. / Orientador - UNIMEP/FCH)
INTRODUÇÃO:

Este projeto apresenta-se como uma pesquisa principalmente teórica, pois possibilita ao iniciante à pesquisa um contato com a problemática das novas tecnologias, através de pensadores para se discutir no caso, o sistema de informatização progressivo da Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP – Piracicaba, SP; e seu impacto sobre o ensino-aprendizagem. No primeiro momento da pesquisa foi realizado o estudo do conceito de tecnologia em Martin Heidegger, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Pierre Lévy e Laymert Garcia dos Santos. No segundo momento da pesquisa foi realizado o estudo do ensino operacional através da autora Marilena Chauí. E também foi estudado o processo de passagem do sistema analógico ao digital nas Tecnologias de Informação e Comunicação através do autor Lucídio Bianchetti. O objetivo desse projeto é investigar a problemática da não-neutralidade das novas tecnologias na educação escolar, através do estudo e análise crítico-comparativa dos pensadores citados acima e do experimento realizado na UNIMEP, onde foram observadas as manifestações do impacto das novas tecnologias no dia-a-dia dessa universidade. Acredita-se que com isso, se possa compreender que a tecnologia não se separa das ideologias, que os conhecimentos podem vir deturpados pelo sistema e que o processo escolar reflete este sistema.

METODOLOGIA:

A metodologia do projeto consistiu na discussão do conceito de tecnologia e sua intervenção no âmbito educacional através dos autores estudados, além das entrevistas realizadas na UNIMEP, onde foram observadas as manifestações do impacto das novas tecnologias nessa universidade. Na parte experimental da pesquisa foram determinados eixos temáticos pré-estabelecidos nas entrevistas com os professores e alunos da UNIMEP. Os eixos temáticos foram: utilização cada vez maior das novas tecnologias no mundo de hoje; tempo de trabalho e o ritmo de trabalho; como o uso das novas tecnologias interfere nas atividades de lazer e de entretenimento; a progressiva tecnologização do trabalho e da vida; crise de gerações e de civilizações; utilização cada vez maior das novas tecnologias na UNIMEP; satisfação pessoal e realização profissional no contato com a máquina; utilização das novas tecnologias na sala de aula; capacitação permanente e ensino a distância.Os sujeitos escolhidos foram 4 professores e 4 alunos da UNIMEP- Campus Taquaral, localizada na cidade de Piracicaba- SP. Para a escolha dos cursos elegeram-se os que estabelecem um contato mais estreito com as novas tecnologias na sala de aula e também os cursos que não necessitam da utilização freqüente das novas tecnologias. Os cursos escolhidos foram: Sistemas de Informação, Turismo, Economia, Rádio e TV, Psicologia e Filosofia.

RESULTADOS:

Discutiu-se a técnica em Martin Heidegger, sua crítica à ciência e à técnica moderna, as conseqüências disso para a vida do ser humano. A racionalidade técnica em Theodor Adorno e Max Horkheimer, que relatam o processo de constituição da razão instrumental. A tecnologia como sistema em Herbert Marcuse, onde ele apresenta um sistema que é instrumento de controle e de dominação. Em Pierre Lévy, se procurou entender as categorias "tecnologias da inteligência" e "ecologia cognitiva". Estudou-se "a virada cibernética" de Laymert Garcia dos Santos, para compreender mais de perto o impacto das novas tecnologias. Tecnologias de informação e comunicação, a trajetória tecnológica da informática e as telecomunicações em Lucídio Bianchetti. Ensino operacional em Marilena Chauí, onde se questionou o tipo de ensino que está progressivamente introduzindo-se nas escolas. Com a análise das entrevistas verificou-se que as novas tecnologias interferem na maneira de viver dos usuários. Sobre o uso cada vez maior das novas tecnologias no mundo de hoje, existem discursos de entrevistados que são favoráveis a esse processo. Eles avaliam como positivas a facilidade e rapidez de se ter acesso à informação, a dinamização da vida cotidiana, a facilidade na comunicação. Porém, estes sujeitos relatam que o grande volume de informações não garante necessariamente a qualidade dessas informações, pois elas podem vir deturpadas.

CONCLUSÕES:

Demonstrou-se através de entrevistas realizadas com professores e alunos dessa instituição, que o processo de mediação tecnológica é transcendente à individualidade de cada sujeito em particular. Através dos estudos baseados na Teoria Crítica, verifica-se que um dos eixos fundamentais da educação contemporânea deveria ser o de enfatizar, mesmo contra corrente, o imprescindível caráter da autonomia, da emancipação do sujeito. A educação, que detém a responsabilidade da formação, deve se preocupar antes de tudo com a educação dos sentidos, da sensibilidade, com a educação da expressão rigorosa das idéias em contraposição às facilidades enganosas e deformativas da Indústria Cultural.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Teoria Crítica; formação; novas tecnologias na educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006