IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
EXPECTATIVAS E SENTIMENTOS DE IDOSOS FRENTE AO FUTURO
Lilian Casonatto 1
Mirian Angulo 1
(1. Universidade Metodista de São Paulo)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho teve por objetivo verificar quais as expectativas e sentimentos de idosos frente ao futuro.

As transformações socioeconômicas e culturais que ocorreram nos últimos tempos implicaram, entre outros aspectos, no aumento da expectativa de vida da população. Dentro dessa nova realidade, torna-se imprescindível o estudo dessa etapa do desenvolvimento humano possibilitando uma compreensão n\mais abrangente do próprio homem. Atualmente, os idosos ocupam um lugar na sociedade que antes não ocupavam. A visão que eles possuem em relação à sociedade, assim como a visão que a sociedade tem deles mudaram e continuam em constante mudança.

Se entendermos o idoso tal como ele é hoje e como está inserido socialmente, poderemos contribuir através de palestras, divulgações, trabalhos em grupo, para uma maior possibilidade de preparação para esta etapa da vida, resultando em viver com o menor sofrimento possível. Estudo sobre os sentimentos, expectativas e os aspectos psicológicos  dos idosos, criará possibilidades para a Psicologia, a partir de quem é o idoso de hoje, viabilizar intervenção e programas de promoção da saúde.
METODOLOGIA:

Para obtenção dos dados foram utilizados: uma entrevista semi-estruturada baseada em Paschoal (2000) e Silva (1999), que teve por objetivo responder questões acerca dos sentimentos e expectativas dos idosos levando em consideração o aspecto bio-psico-social; e o teste SAT (Teste de Apercepção Temática para Idosos), com objetivo de buscar temas relacionados com sua vida, com a sociedade, sexualidade, morte etc.

Participaram do estudo três idosos, que foram convidados de forma aleatória, maior de 60 anos, freqüentadores do CRI (Centro de Referência do Idoso), na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Os idosos que concordavam em participar do trabalho foi agendado um dia e horário para realização da atividade. Os indivíduos eram informados individualmente sobre todas as etapas do estudo a ser realizado, os que concordaram assinaram um termo de consentimento autorizando sua participação.

Foi solicitado a permissão para registro de todas informações coletadas, tanto na entrevista como na aplicação do SAT. Tanto a entrevista como a aplicação do teste, foram realizados no mesmo dia, com duração aproximadamente de uma hora para cada instrumento. Primeiramente foi realizada a entrevista depois a aplicação do SAT.
RESULTADOS:

Os idosos que participaram tem aspectos muito diferentes e muitos significativos, cada um com sua especificidade e singularidade que é única a cada ser humano.

Outro aspecto observado está relacionado com a idade de cada idoso, pois cada um terá uma forma de vivenciar, dependendo de quem é a pessoa e de quais relações que estabeleceu no passado e que ainda estabelece. Se alguma etapa do desenvolvimento humano não foi vivida de forma satisfatória, isso se refletirá na próxima etapa da vida, isso fica demonstrado no saudosismo apresentado por todos os participantes.

Os resultados obtidos permitiram verificar que os sentimentos mais freqüentes dos idosos são: medo da solidão, da impotência, da dependência, da degeneração do corpo que a cada minuto aumenta, um medo de precisar de outra pessoa para viver e sobreviver, de perder a consciência do que se vive e do que se viveu, das lembranças que as vezes é do que se vive, medo de morrer só e que as pessoas que amam fiquem desamparadas.

CONCLUSÕES:
É difícil descrever quais as expectativas que uma pessoa tem para sua vida e quais os sentimentos que acercam. O envelhecer é inevitável, faz parte da existência humana, resultado do grande espetáculo de todo desenvolvimento humano, e é fundamental viver essa etapa da vida, assim como todas as anteriores, possibilitando ser como único no mundo, viver de forma satisfatória e feliz, e poder registrar, mesmo que minimamente sua experiência no mundo, poder completar o percurso: nascer, viver e morrer.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sentimentos; Expectativas; Idosos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006