IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO E CULTO DO CORPO FEMININO NOS ANOS 1940: UM ESTUDO DO JORNAL DIA E NOITE
Beatriz Staimbach Albino 1
Alexandre Fernandez Vaz 2
(1. Grad. do Curso de Educação Física /CDS/UFSC; 2. Prof. Dr. do Centro de Ciências da Educação /CED/UFSC)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar dispositivos de embelezamento feminino nas décadas de 1940 em Florianópolis.
METODOLOGIA:
Tomamos como objeto a Página Feminina do jornal Dia e Noite, o qual circulou no estado de Santa Catarina no mesmo período, entre 1936 e 1941. Para esse estudo selecionamos alguns meses dos dois últimos anos do jornal (1940/1941). A investigação analisou as fontes considerando as particularidades do período histórico do Estado Novo, bem como a especificidade regional da provinciana Florianópolis. Para a apresentação dos resultados foram organizados três eixos:
RESULTADOS:
Para a apresentação dos resultados foram organizados três eixos: 1. Corpo, retratando que a beleza feminina nele se territorializa, devendo ser construída pela mulher por meio de um trabalho intermitente e realizado em partes anatômicas específicas – mãos, rosto, voz, entre outras; 2. Maternidade, na qual o ser mãe é apresentado como uma característica naturalmente feminina, relacionando a mulher à inesgotável capacidade de doação, ao mesmo tempo em que aquela é responsabilizada pela educação e pela moralização dos filhos, assim como pela manutenção da organização e ordem do lar; 3. Comportamento, que trata das condutas sociais consideradas adequadas para ser uma mulher moderna, as quais tendem a relacionar o feminino com o romantismo e a natureza. Os resultados apontaram para a construção de um dever ser a partir do aconselhamento pedagógico e para a presença de dispositivos especializados de embelezamento. As prescrições, baseadas, sobretudo, nos pressupostos da indústria cultural, foram incessantemente repetidas, ganhando legitimidade pelo discurso da ciência e sendo reforçadas pelas imagens que são apresentadas e omitidas pela Página.
CONCLUSÕES:
Como conclusões principais identificamos um discurso tipicamente moderno de incentivo à responsabilidade individual vinculado aos cuidados com o corpo, do qual faz parte, no entanto, a prevalência do modelo familiar patriarcal. Esse ideário de modernidade, que se apresentou materializado sobre o corpo, teve como contraponto a aproximação da mulher da condição de natureza que, como objeto oposto da civilização, deve ser dominada.
Instituição de fomento: CNPq (Auxílio Pesquisa e Bolsa de Produtividade em Pesquisa) e pela FAPESC (Auxílio Pesquisa).
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Corpo Feminino; Indústria Cultural; Pedagogias do Corpo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006