IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema

O CINEMA DE CURTA-METRAGEM - CINEMA E TECNOLOGIA

Inara Ignacio 1
Elisabete Alfeld Rodrigues  2
(1. Curso de Comunicação em Multimeios – Faculdade de Comunicação e Filosofia- IC ; 2. Departamento de Arte – Faculdade de Comunicação e Filosofia )
INTRODUÇÃO:
A pesquisa desenvolvida consistiu em um estudo sobre a interface cinema / tecnologia presente na produção do cinema de curta metragem. O objetivo norteador da pesquisa foi detectar quais seriam os índices de interferência tecnológica e como eles se manifestam na realização do cinema de curta-metragem
METODOLOGIA:
A primeira etapa da pesquisa referiu-se aos estudos bibliográficos, que compreenderam a leitura de textos, artigos e fichamentos. A segunda consistiu no levantamento e seleção das produções em curta-metragem realizadas em digital. A terceira etapa foi referente à seleção e análises de obras cinematográficas do cineasta Lucas Bambozzi.
RESULTADOS:
A partir da pesquisa realizada procurou-se enfatizar que, com o advento da tecnologia digital, o cinema sofreu mudanças tanto no campo de sua produção como no uso de sua linguagem; para compreender este aspecto foram efetuados os seguintes estudos: o percurso realizado pelo cinema desde as primeiras realizações até as produções digitais, a importância do vídeo para o desenvolvimento do digital, as principais características do cinema digital e a análise da construção da narrativa nessa modalidade de cinema
CONCLUSÕES:

 Assim foi possível concluir que o cinema digital possibilita uma expansão na linguagem cinematográfica, e nas experiências narrativas, utilizando recursos digitais como parte da composição do conteúdo dramático do filme.

Instituição de fomento: Capes
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave:  cinema de curta-metragem; tecnologia; narrativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006