IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica

RESPOSTA DA Manihot sculenta NA EXPRESSÃO DO PROGLUCAGON EM INTESTINO DE RATOS Wistar.

Ana Celly Bezerra Cruz 1
Daniela Gomes de Lima 1
Creuza Bernardo da Silva Nascimento 1
Jacira Maria Andrade de Sousa 1
Paulo Marinho 2
Dilma Ferreira Lima 1
(1. Departamento de Bioquímica/UFRN; 2. Departamento de Genética/UFRN)
INTRODUÇÃO:
O gene do proglucagon codifica vários hormônios relacionados numa mesma família e coletivamente chamados de peptídeos derivados do proglucagon. A regulação da expressão do proglucagon é espécie-tecido específica. Além do glucagon outros polipeptideos são gerados por processo pós-traducional, entre eles o GLP-1 e o GLP-2. As células intestinais codificam o gene do proglucagon que pode originar o GLP-1 que desempenha diversos papéis na manutenção da homeostasia energética além do GLP-2 que juntos, contribuem para a otimização da função da mucosa epitelial na digestão e absorção de nutrientes. O GLP-1 é secretado logo após a ingestão de carboidratos e gorduras e suas ações biológicas incluem a inibição da secreção do glucagon, aumento da transcrição do gene da insulina e aumento da liberação de insulina em resposta a glicose. Os carboidratos complexos como fibras e amido resistente podem regular a expressão do proglucagon nas células intestinais na direção da produção de GLP-1. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um modelo de estudo para identificar a expressão do proglucagon em resposta à ingestão de macaxeira (Manihot sculenta).
METODOLOGIA:
Para tanto, foram utilizados ratos machos albinos, da linhagem Wistar com 90 dias de nascidos, com aproximadamente 250g, provenientes do Biotério da Base de Pesquisa da Bioquímica da Nutrição da UFRN. Foram administradas dietas experimentais à base de macaxeira (Manihot sculenta) durante o ensaio biológico que durou 6 dias. Após esse período o intestino dos animais foi removido e em seguida foi realizada a extração do RNA total utilizando-se o kit TRIzol®, e seguida com a realização de RT-PCR usando-se primers das seqüências conhecidas do proglucagon e do gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase.
RESULTADOS:
Os produtos da RT-PCR mostraram um fragmento de 323 pares de base, o tamanho de banda esperada para a amplificação de uma região do gene do proglucagon e um fragmento de 452 pares de base, o tamanho de banda correto para a amplificação de uma região de um gene G3PDH usado como controle positivo. As bandas foram visualizadas após eletroforese em gel de agarose 1,2% corado com brometo de etídio.
CONCLUSÕES:
Estes resultados mostram que o modelo experimental aqui testado pode ser utilizado em estudos envolvendo a regulação do gene do proglucagon por nutrientes.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Proglucagon; Manihot sculenta; Ratos Wistar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006