IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SÉRIES INICIAIS: RESSIGNIFICANDO O TÓPICO SISTEMA DIGESTÓRIO

Carolina José Maria 1
Célia Margutti do Amaral Gurgel 2
(1. Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza - UNIMEP; 2. Faculdade de Ciências Humanas - UNIMEP)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo central verificar se a História da Ciência está contida nos textos didáticos de Ciências de séries iniciais relacionada a Sistema Digestório e propor a ressignificação desses textos. O ensino de Ciências, em nível fundamental, tem como premissa contribuir para um entendimento significativo das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Segundo Morin (2001) os efeitos da fragmentação dos saberes ainda é muito forte nas escolas. As crianças são “treinadas” para reduzirem o complexo ao simples, a decompor e não a recompor. Os PCN-Ciências Naturais (1997) destacam a importância da contribuição desta disciplina para a formação discente, especialmente acompanhada da História. Vasconcelos; Souto (2003) afirmam que o livro didático de Ciências, para contribuir para a formação do cidadão crítico, deve conter elementos que estimulem a investigação e a reflexão sobre as questões cotidianas. A inserção de noções de História da Ciência já em séries iniciais pode formar um aluno atento, capaz de fazer comparações entre o seu tempo e o passado, compreender a realidade das diferentes culturas, questionar a sua realidade, refletir sobre problemas e proposição de soluções. Proença (1990) sugere que o professor aproveite as noções que o aluno adquiriu na sua vida prática como suas idades, a de seus familiares e suas próprias datas de nascimentos, para familiarizá-los com as cronologias e seus acontecimentos.

METODOLOGIA:

A pesquisa se desenvolveu observando as seguintes etapas: 1-levantamento bibliográfico, leituras, discussões e fichamentos de textos, buscando uma revisão bibliográfica de sustentação teórica para o tema do estudo; 2-definição da série alvo da pesquisa (4ª série) e seleção dos textos didáticos para a análise com o tópico sobre Sistema Digestório envolvendo conceitos de Física e Química; 3-ressignificação dos textos didáticos e produção de um novo texto sobre a temática com a inserção de noções de História da Ciência; 4-colaboração e avaliação de docentes e alunos de séries iniciais da Rede Municipal de Educação de Piracicaba sobre o texto produzido. A metodologia de análise dos textos se apoiou em Astolfi; Develay (2001) que classificam os textos didáticos em descritivos, explicativos, argumentativos, textos crônicas e textos instrutivos ou injuntivos. Na ressignificação dos textos didáticos foram inseridas noções de História da Ciência sobre o Sistema Digestório, apresentada nos exemplos a seguir.

RESULTADOS:

Exemplo de ressignificação:

 

Texto Oficial

A diarréia pode ser provocada, principalmente, pela presença de pequenos seres (microrganismos) que causam irritações no sistema digestivo. Esses microrganismos podem ser encontrados nas águas contaminadas e nos alimentos estragados. 

 

Texto proposto

Muitas pessoas ainda não têm água encanada, moradia confortável, bons alimentos, etc. e, ao ingerirem alimentos, principalmente crus, não têm água limpa para lavá-los e nem para lavar suas mãos. Porém, tanto em nossas mãos como nos alimentos e no ambiente existem microrganismos (fungos, bactérias, vírus) que podem causar algumas doenças. Antigamente não se conheciam os microrganismos. Eles foram descobertos somente com a construção dos microscópios. Isso permitiu que pesquisadores como Leeuwenhoek, em 1623 (século XVII), desvendassem o mundo das coisas muito pequenas.

 

O texto oficial (não é objetivo do trabalho identificar a fonte) pode levar o aluno a crer que os microrganismos são somente encontrados nas águas contaminadas ou nos alimentos estragados. Hoje sabemos que eles estão presentes em tudo, inclusive em nós. No texto elaborado são apresentadas algumas noções de História que podem ajudar o aluno a compreender como foram realizados os primeiros estudos sobre os microrganismos, permitindo um espaço para a discussão sobre o desenvolvimento das tecnologias, a importância da higiene pessoal e ambiental para a saúde, influência das condições econômicas das pessoas para a qualidade de vida.

CONCLUSÕES:

A educação científica é uma necessidade hoje e não pode ser negada aos alunos das séries iniciais. Um ensino de qualidade nas primeiras séries do ensino fundamental pode ser a garantia da formação de um cidadão, de um profissional participativo capaz de tomar decisões conscientes amanhã. O objetivo deste trabalho foi contribuir para uma nova abordagem desta educação científica que pode ser abrangente e útil para a vida do aluno. Um estudo desse tipo pode facilitar a aprendizagem e contribuir para que o aluno abandone idéias como: “A Ciência é uma verdade indiscutível” ou “Os cientistas não erram nunca”. O estudo da História da Ciência permite que o aluno observe e compreenda que há relação entre os diferentes campos de saber e ainda, entre o saber científico, a produção tecnológica e os impactos na vida social. Os textos selecionados e analisados nesse estudo revelaram que, sobre o tema sistema digestório, a abordagem dos conceitos é meramente descritiva, impedindo os alunos de compreenderem processos simples de seus funcionamentos.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da Ciência; Livro Didático; Séries Iniciais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006