IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

RELAÇÃO ENTRE A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO E VARIÁVEIS DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS

Patrícia Arns Steiner  1
Harry Alberto Bollmann  1
(1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR)
INTRODUÇÃO:
O processo de urbanização provoca modificações no meio ambiente, alterando suas características originais. Uma destas alterações é a impermeabilização do solo, que ocorre através da cobertura total ou parcial com materiais que impedem que a água precipitada infiltre no solo. São exemplos de áreas impermeáveis as ocupadas por obras civis, como edificações, vias públicas, calçadas públicas, telhados de casas, indústrias. Vários pesquisadores reconhecem o efeito da impermeabilização do solo como um dos elementos mais importantes no estudo dos efeitos ambientais da urbanização, principalmente os ligados aos aspectos quantitativos e qualitativos dos recursos hídricos.
METODOLOGIA:
Utilização do software ARCVIEW Gis 3.2a para a obtenção das áreas impermeáveis de cada ponto amostral das sub-bacias hidrográficas escolhidas pertencentes às bacias dos rios Belém, Barigüi e Maurício; correlação destas áreas com o indicador de Avaliação Integrada da Qualidade das Águas (AIQA).
RESULTADOS:
Foram selecionadas 4 sub-bacias hidrográficas com baixa porcentagem de impermeabilização (menor que 20%), 6 sub-bacias com média porcentagem de impermeabilização (de 20 a 60%) e 6 sub-bacias com alta porcentagem de impermeabilização ( maior que 60%). Observou-se que há uma alta correlação entre áreas impermeáveis e o Indicador Integrado de Qualidade das Águas usado, envolvendo variáveis físico-químicas, bacteriológicas e ecotoxicológicas. Os resultados demonstraram que 72% da variação dos dados de qualidade das águas é explicada pela variável impermeabilização do solo, reforçando a indicação da importância do estudo da impermeabilização quando se trata de qualidade de água.
CONCLUSÕES:

Com a caracterização das sub-bacias estudadas segundo a sua porcentagem de impermeabilização e o seu grau de poluição, conclu-se que quanto maior a área impermeável maiores são os valores do AIQA e, conseqüentemente, pior a qualidade da água. Observou-se ainda que as áreas pouco urbanizadas sofrem os efeitos difusos das atividades humanas na bacia hidrográfica como um todo, causando ema poluição basal mediana evidenciadas pelos resultados do AIQA.

Instituição de fomento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave:  impermeabilização do solo; bacias hidrográficas urbanas; qualidade da água.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006