IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras

A IMPORTÂNCIA DAS ETAPAS DE LEITURA E DAS HABILIDADES COGNITIVAS NA EXPLORAÇÃO DO TEXTO DIDÁTICO

Graziela Turella 1
Niura Maria Fontana 1, 2
Isabel Paese Pressanto  1, 2
Neires Soldatelli Paviani 1, 3
Marinilde Ferreira de Castilhos 1
Samira Dall Agnol 1
(1. Universidade de Caxias do Sul; 2. Prof. Mestre ; 3. Prof. Dra.)
INTRODUÇÃO:

Este estudo é um recorte do módulo da pesquisa TEAR “Elaboração de material instrucional de leitura para o nível superior”, cujo objetivo é verificar se o material instrucional de leitura baseado em princípios sociointeracionistas, associados ao enfoque metacognitivo, contribui para um melhor desempenho em leitura dos universitários, considerando-se a compreensão, o senso crítico e a autonomia.

METODOLOGIA:

Os instrumentos foram aplicados a duas turmas de Língua Portuguesa Instrumental, e consistiram em um questionário sociocultural, um pré e um pós-teste de leitura e uma bateria de seis textos de diferentes gêneros com suas respectivas atividades. O método utilizado foi o experimental: uma turma serviu como grupo de controle (com abordagem tradicional) e uma formou o grupo experimental (com abordagem sociointeracionista). O presente trabalho enfoca unicamente as atividades referentes ao texto didático, um dos gêneros do módulo citado. São aqui examinadas, então, as atividades de análise e compreensão propostas aos alunos, a partir de alguns critérios de elaboração do material instrucional, entre os quais as etapas de leitura, sugeridas por Giasson (1993) e Braga e Silvestre (2002), e as habilidades cognitivas propostas por Bloom (1979). As etapas de leitura consistem em pré-leitura, leitura-descoberta e pós-leitura, e as habilidades cognitivas em conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Além disso, essas atividades contemplam pressupostos sociointeracionistas (a leitura como prática social historicamente situada, com propósitos específicos de comunicação) e a metacognição (a consciência e o gerenciamento dos recursos cognitivos e das estratégias mobilizadas durante a leitura).

 


Apoio: UCS, Empresa Brusal












RESULTADOS:
Nesta etapa a pesquisa estava em fase de elaboração e análise de material instrucional e por isso não apresentou resultados.
CONCLUSÕES:
 A pesquisa parte da concepção de que a leitura, como um processo complexo, depende dos conhecimentos prévio, lingüístico e textual-discursivo do leitor, devendo constituir-se numa atividade interativa, que permita ao leitor construir inferências sobre o texto lido e desenvolver sua autonomia.


Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul/ Empresa BRUSAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: texto didático; etapas de leitura; habilidades cognitivas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006