IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIA EM PERIÓDICOS
Graziela Moreira Simão 1
Jairo de Araujo Lopes 1
(1. Pontifícia Universidade Católica/PUC-Campinas)
INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade tem sido mencionada em diversos documentos oficiais do MEC e de Secretarias de Educação, e tem o suporte teórico de educadores de diversos países, apresentando-se como sendo uma emergência da ciência pós-moderna de setores da área social, ambiental e tecnológica frente a um mundo em constantes transformações. As pesquisas realizadas nos últimos anos pelo grupo ICCON – Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento – da PUC-Campinas, tem mostrado uma incompreensão do termo “interdisciplinaridade” no nível da Educação Básica; no Ensino Superior, ele é utilizado em contextos bastante distintos. Sendo as revistas científicas um veículo de grande importância para as pesquisas acadêmicas, este trabalho tem por objetivo verificar e analisar os contextos em que a interdisciplinaridade é mais explorada em artigos de periódicos da área de educação com classificação qualis A.
METODOLOGIA:
Após procedimentos de busca no sítio da CAPES e de consultas ao Sistema de Bibliotecas e Informações da PUC-Campinas de obras com as especificações acima, chegou-se a um total de 89 títulos de periódicos nessa categoria, entre os de circulação local, nacional e internacional. Foram selecionados quatro títulos utilizando como critério o grande número de citações em publicações na área, considerando teses, dissertações e livros relacionados à educação de um modo geral. São eles: Revista Brasileira de Educação (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - internacional); Educação e Sociedade (CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade/UNICAMP – internacional); Educação e Realidade (UFRS - internacional); Pró-Posições (UNICAMP - nacional). Foram selecionadas as edições de 1995 em diante, ou seja, dos últimos dez anos, totalizando 30 números de edição e 129 artigos. Levou-se em consideração não somente a presença do termo “interdisciplinaridade” nos títulos dos artigos, mas o teor das discussões neles contemplados.
RESULTADOS:
Somente dois títulos tratam diretamente do tema interdisciplinaridade, compondo um total de 5 (cinco) artigos. Os contextos em que o tema se apresenta são variados, sendo 2 (dois) relacionados à Educação Matemática, 1 (um) relacionados à presença da interdisciplinaridade nos cursos de pedagogia, 1 (um) resgatando historicamente o ensino médio e estudando a ocorrência da interdisciplinaridade, e o último insere e discute o termo “interdisciplinaridade pedagógica”, ou a interdisciplinaridade no contexto escolar.
CONCLUSÕES:
Este estudo evidencia a tímida presença de discussões sobre a interdisciplinaridade no âmbito da academia. Tal evidência traz a preocupação sobre a formação interdisciplinar de professores pelas licenciaturas, portanto de professores para atuar na educação básica, frente ao Art. 52 da Lei 9394/96 que afirma que as universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros dos profissionais de nível superior. Por sua vez, as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio preconizam que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do ensino médio. Desta forma, as contradições e aproximações verificadas quando confrontamos o referencial teórico, a legislação e as propostas curriculares específicas das áreas servem de base para discussões acadêmicas nos cursos de formação de professores com vistas à melhoria dos processos educativos atuais.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: formação de professores; interdisciplinaridade; análise bibliográfica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006