IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
SCREENING FITOQUÍMICO DE ESPÉCIMES DE LAURACEA QUE OCORREM NA REGIÃO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

 

Fernanda Boscarioli Orlando  1
Ana Francisca Gomes da Silva  1
Milka Wenzel Feitoza Parreira  2
(1. Unidade de Mundo Novo - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS ; 2. Unidade de Naviraí- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS)
INTRODUÇÃO:

A família Lauracea Ness é distribuída nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, especialmente nas florestas centro e sul-americanas, é constituída por mais de 50 gêneros e cerca de 2500 espécies. No Brasil, ocorrem 19 gêneros e cerca de 390 espécies. A grande maioria deste grupo de vegetais é constituída por plantas lenhosas e arbóreas e os gêneros principais são: Aniba, Ocotea, Nectandra, Persea e Cinnamomum. Além de larga procura no comércio do abacate (Persea americana), e do importante comércio de importação da canela (a maioria das espécies dessa família são também chamadas de canela), possui numerosos representantes que fornecem madeira de excelente qualidade, como as dos gêneros Mezilaurus, Phoebe, Nectandra e Ocotea. Na medicina popular apresentam utilização variada, desempenhando diferentes funções contra diversas doenças. A maioria das espécies da família Lauracea é rica em metabólitos secundários pertencentes a diversas classes como: neolignanas, lignanas, alcalóides e sesquiterpenos, sendo ainda, algumas espécies ricas em óleos essenciais. Entretanto, existem inúmeras espécies que não tiveram seus estudos químicos e farmacológicos realizados. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo químico, através de screening fitoquímico, em três espécimes pertencentes a esta família (Cinnamomum zeylanicum , Ocotea puberula e Nectandra sp.)  com a finalidade de identificar os principais grupos orgânicos.

 

METODOLOGIA:

As folhas de canela-cheirosa (Cinnamomum zeylanicum), canela-bosta (Nectandra sp.) e canela-guaicá (Ocotea puberula) foram coletadas na região sul de Mato Grosso do Sul, cerca de 100 g de cada planta, submetidas à secagem ao ar, moídas e posteriormente extraídas exaustivamente com etanol em extrator de Soxhlet separadamente. Cada extrato resultante foi concentrado sob pressão reduzida até consistência xaroposa seguido pelas análises fitoquímicas (screening fitoquímico). Foram realizados treze testes analíticos qualitativos, com os três extratos obtidos, para determinação através da coloração da presença ou ausência de ácidos orgânicos, açúcares redutores, polissacarídios, proteínas e aminoácidos, taninos, catequinas, flavonóides, lactonas, esteróides e triterpenóides, carotenóides, alcalóides, saponina espumídica e purinas.

RESULTADOS:

Os resultados positivos obtidos em comum entre os três espécimes foram proteínas e aminoácidos e taninos. Já os grupos esteróides e triterpenóides e carotenóides foram encontrados na Cinnamomum zeylanicum  e Nectandra sp.. Em Cinnamomum zeylanicum e Ocotea puberula detectou-se a presença de purina. Foram encontrados saponina espumídica somente em Cinnamomum zeylanicum e alcalóides em Nectandra sp.. Para os grupos ácidos orgânicos, açúcares redutores, polissacarídios, catequinas, flavonóides e lactonas os resultados foram negativos nos três espécimes.

 

CONCLUSÕES:

Com relação aos grupos orgânicos identificados nos três espécimes, os taninos, apresentam atividade farmacológica variável, agindo como anti-séptico e antimicrobiano, apresentam ação anti-hemorrágica e poder cicatrizante. Os carotenóides, identificados em Cinnamomum zeylanicum e Nectandra sp. são fundamentais para a prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronariana e câncer, estimulam o sistema imunológico e agem como antioxidante. Medicinalmente as saponinas identificadas em Cinnamomum zeylanicum apresentam atividade mucolítica, expectorante, diurética, anti-séptica, laxativa antimicrobiana e antiinflamatória, sendo comum a sua presença em algumas espécies de canelas. Estes dados podem explicar então o uso, com freqüência, pela população local das três espécies como medicamento. No entanto, no material investigado não foi constatada a presença de ácidos orgânicos e açúcares redutores, diferentemente de outros espécimes previamente analisados, onde os estudos químicos já revelaram a presença destes grupos de compostos.

 

Instituição de fomento: PROPP/UEMS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Lauracea; fitoquímica; metabólitos secundários.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006