IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 5. Rádio e Televisão

RÁDIOS COMUNITÁRIAS E CIDADANIA: A CAPACITAÇÃO DE QUEM VIVE A REALIDADE DA COMUNIDADE

 

Isaline Pereira de Farias  1
Thiago José Gomes de Oliveira  1
(1. Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes/ ICHCA )
INTRODUÇÃO:

O projeto Rádios comunitárias e cidadania: a capacitação de quem vive a realidade da comunidade, criou na Universidade Federal de Alagoas um curso de capacitação gratuito para os atuantes das rádios comunitárias (outorgadas ou em processo de outorga) da região metropolitana de Maceió/Alagoas. Tendo em vista a proliferação de rádios comunitárias com baixa qualidade de programação, falta de planejamento na produção dos programas radiofônicos e total desconhecimento da base teórica da Comunicação, pretendeu-se qualificar as pessoas que atuam nessas rádios, proporcionando uma conscientização efetiva do seu papel social e da sua importância cultural e o mínimo de conhecimento teórico e técnico da prática da radiodifusão. Além disso foi feito um estudo analisando a opinião dos ouvintes sobre a qualidade das programações, as sugestões para possíveis melhorias e um acompanhamento da evolução das rádios a partir do curso. De fevereiro a junho de 2006 uma turma com cinqüenta atuantes em rádios comunitárias teve aulas de História dos Meios de Comunicação, História da Comunicação em Alagoas, Introdução a Sociologia, Política e Sociedade Alagoana, Técnicas de Entrevista Radiofônica, Técnicas de Produção Radiofônica, Técnicas de Sonoplastia/ Musical e paralelamente palestras e mesas redondas que trataram da problemática da Legislação, autorização, funcionamento e sobrevivência das emissoras comunitárias no Brasil.

METODOLOGIA:

Fez-se necessário o estudo da legislação da radiodifusão comunitária bem como a pesquisa bibliográfica sobre o tema. Também foi feita uma pesquisa de campo nas comunidades de Maceió para quantificar o número aproximado de emissoras comunitárias de baixa freqüência e saber se os atuantes em rádios comunitárias teriam interesse em participar do curso proposto pelo projeto.

Após a devida formulação da carga horária, das ementas das disciplinas e da efetivação das inscrições dos participantes, foram convidados nove facilitadores para ministrarem, nas dependências do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas, as aulas teóricas e técnicas para a turma.

 

RESULTADOS:

Constatou-se a grande aceitação do projeto por parte das emissoras comunitárias e seus agentes, uma expressiva evolução nas programações e uma maior interação das rádios com as suas comunidades. Houve uma troca de saberes que enriqueceu tanto a comunidade, que se inseriu no dia a dia acadêmico e capturou uma série de conhecimentos teóricos sobre a Comunicação, quanto à academia, que pôde atuar na prática social e conhecer experiências.

O projeto possibilitou ainda a reorganização das emissoras comunitárias não só de Maceió, mas de todo o Estado, visto que a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária em Alagoas reativou as suas atividades a partir de uma palestra sobre legislação das rádios comunitárias, promovida como atividade para o curso de capacitação.

CONCLUSÕES:

O projeto Rádios comunitárias e cidadania: a capacitação de quem vive a realidade da comunidade repercutiu e alcançou muito além dos objetivos pretendidos.

As propostas de continuação do curso feitas por atuantes em rádios comunitárias de outras cidades alagoanas, vêm confirmar o caráter qualificador, educativo e social do projeto que foi reconhecido como uma ação em favor da qualidade e da democratização da comunicação em Alagoas.

Instituição de fomento: CNPq/ Pibic/ UFAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Radiodifusão; Comunitária; Capacitação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006