IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
Migração e Representação Social 
Ieda Franken Rodrigues  1
Maria da Penha de Lima Coutinho 1
Vandia Claudia 1
(1. Universidade Federal da Paraíba)
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos, o processo migratório tem tido um aumento significativo vindo a ocupar um espaço cada vez mais representativo na vida política, econômico-social e cultural nos países industrializados. A migração implica a adaptação do indivíduo a um novo meio, a uma cultura, língua, regras culturais  de funcionamento diferente, muitas vezes hostil, tendo o mesmo de atravessar diferentes etapas e desenvolver estratégias de adaptação que lhe permitem resolver as dificuldades relacionadas com a condição de imigrante (Berry,1997). O fenômeno das migrações tem suscitado cada vez mais interesse de pesquisadores com intuito de conhecer e entender os processos subjacentes às respostas psicológicas aos contatos de diferentes culturas. A Teoria das Representações Socias, formulada no inicio dos anos 60 por Moscovici, permite a identificação de representações de objetos do cotidiano de grupos consistentemente constituídos, facilitando a compreensão de como os indivíduos do grupo pesquisado posicionam-se socialmente frente àquele objeto(Lima in Coutinho 2003). Este trabalho teve por objetivo investigar a representação “ser imigrante”, entre brasileiros migrantes.

METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de campo de cunho qualitativo realizado na cidade de Genebra/Suiça, com onze imigrantes brasileiros, nove do sexo feminino e três do sexo masculino. A constiuição da amostra seguiu o critério  da técnica de amostragem não probabilística, a partir de participantes da população de imigrantes já conhecidos e que foram identificando outros participantes da mesma população. Os critérios de inclusão na amostra, foram: aceitar participar do estudo, ter idade mínima de dezoito anos e estar vivendo na cidade de Genebra /Suiça a mais de um ano. Após estabelecimento de contato com cada um dos participantes era explicitados os objetivos, garantido o anonimato e a confidencialidade de suas respostas, esclarecido que os resultados não trariam prejuízos nas suas identificações uma vez que os resultados seriam analisados coletivamente. Como instrumento foi utilizado a entrevista semi-dirigida e, realizada em locais indicados pelos participantes, desde que oferecesse condiçõe ambientais satisfatórias para aplicação. O procedimento para análise das entrevistas foi a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2002).
RESULTADOS:

Após a análise dos dados coletados, os resultados foram dimensionados a partir de três categorias e nove subcategorias empíricas, agrupadas por sua constituição temática de acordo com o nível e grau de elaboração simbólica, em: concepção/descrição de migração, causas do processo migratório e, consequências da migração. Entre outras concepções observou-se que os imigrantes brasileiros desta investigação, descrevem o processo da migração como um processo de saída do seu país natal em direção a um outro, de acolhimento, migração como processo de sofrimento, concepções que se encontram ancoradas nos fatores espaço geográficos e psicológico. As causas foram plurais, focalizando principalmente as económicas, as consequências focalizaram entre outras as questões problemas relacionados com a saúde mental, discriminação e  exclusão social. Observou-se uma pluralidade de conceitos e elementos associados às dimensões: psicoafetiva, psicossocial-econômica. Os conceitos emergiram não apenas em torno do processo migratório, mas na indissociabilidade do que seja migração, enquanto “processo” e imigrante enquanto “pessoa”.

CONCLUSÕES:
Os resultados assinalam a necessidade de um maior aprofundamento em torno da questão da migração, visando oferecer subsídios para  políticas  de atendimento a imigrantes, uma vez que os imigrantes fazem parte de uma população que contribui para o desenvolvimento da vida cultural e económica do país de acolhimento, mas que são alvo de discriminação, sofrimento e exclusão social.   
 
Palavras-chave: migração; representação social; migrantes brasileiros.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006