IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR DA RAIZ YACON (Polymnia sonchifolia Poepp & Endl), E OS EFEITOS DA INGESTÃO NA VARIAÇÃO DE PESO E NA GLICEMIA DE RATOS NORMAIS 

Jussara Gazzola 1
Vera Lúcia Tramonte 1
Elisabeth Wazlawik 1
Gerson Luis Faccin 1
(1. DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO - CCS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC)
INTRODUÇÃO:
Yacon é a raiz originária da região central do Peru até o norte da Bolívia. Composta por cerca de 80% de água, a batata yacon, como é popularmente denominada, é pouco calórica: 100g equivalem a 54 kcal, um pouco mais que a cenoura (47 kcal). Sua aparência lembra a do inhame e possui a textura e o sabor adocicado de uma pêra ou melão. Geralmente é consumida crua logo após ter sido descascada ou pode ser ingerida na forma de suco e também em saladas.O que tem levado pesquisadores a estudar a batata yacon é o fato dessa raiz conter inulina e os frutooligossacarídeos (FOS), resistentes a ação hidrolítica das enzimas salivar e intestinal, atingindo o cólon, intactos, com efeitos sobre a microflora colônica.
METODOLOGIA:
Ratas, albinas (Rattus Novergicus), adultas (peso 150±200g), fornecidas pelo Biotério Central da UFSC, foram alojadas em gaiolas metabólicas, ciclo claro/escuro de 12 horas, acesso a ração e água ad libitum, temperatura controlada (22±2°). Dietas: inicialmente foram oferecidas diferentes quantidades de batata in natura (50g, 30g e 20g) para estabelecer a quantidade a ser oferecida no ensaio biológico.  Após foram constituídos os seguintes grupos: G1 ração comercial (controle) G2 ração comercial + 20g de batata. Essa quantidade (20g) foi a padronizada para esse experimento.  Foi monitorado diariamente: consumo de ração e de batata e consistência das fezes. O peso dos animais foi aferido 3 vezes por semana e a glicemia monitorada semanalmente através do glicosímetro Accu-ckek Active.
RESULTADOS:
O consumo médio de ração do G1 foi de 15,34g±2,12 e do G2 de 11,35g±3,71 e 19,92g±4,53 de batata. A média de variação de peso dos animais apresentou diferença significativa: G1 (-5,10g±1,79) e G2 (-17,70g±9,67). A média da variação da glicemia de jejum do G1 foi de 1,5mg/dL e G2 foi de 3,0mg/dL. As fezes dos animais do G1 apresentaram-se normais enquanto as do G2 úmidas, pastosas e volumosas.
CONCLUSÕES:

Nas condições experimentais do presente estudo, o mesmo foi efetivo na padronização de consumo da raiz yacon e seus efeitos na variação de peso e na glicemia de ratos normais.

Instituição de fomento: FUNPESQUISA - UFSC
 
Palavras-chave: consumo alimentar; yacon; ratos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006