IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
O ANALFABETISMO NO BRASIL: UM DESAFIO SECULAR
Ana Cristina da Silva Rosa  1
Edna Cristina do Prado  1
(1. UNIVERSIDADE IBIRAPUERA, UNIB)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o analfabetismo no Brasil, fazendo referência aos projetos que buscaram enfrentar esta problemática nacional. No primeiro momento, foram discutidos os direitos de cada cidadão quanto à educação e à responsabilidade social do Governo, considerando a Conferência Mundial sobre Educação para Todos; em seguida foram realizadas considerações reflexivas sobre a problemática do analfabetismo no país; e finalmente, foi discutido o histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas relações com o combate ao analfabetismo, apresentando uma análise crítica sobre as Políticas Públicas para EJA até o projeto Alfabetização Solidária, no Governo de FHC.
METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica e documental, baseada no quadro teórico: Beisiegel (1974, 1997, 2000), Cunha (2001), Ferrari (1985), Freire (1985), Haddad (2000), Moura (1988), Paiva (1972), fazendo uma discussão específica a respeito da história do analfabetismo no Brasil e dos programas de Educação de Jovens e Adultos no país.
RESULTADOS:
É interessante ressaltar como os interesses sócio-políticos estão sempre vinculados aos programas de EJA. O governo desativa e ativa programas de acordo com a necessidade e cobrança quanto aos índices de alfabetização de nossa população, sobretudo, porque a globalização dos mercados e os investimentos internacionais exigem que o quadro de analfabetismo no país seja reduzido. A história nos mostra que houve duas maneiras diferentes de desenvolver um trabalho na EJA: de um lado, a concepção de alfabetização como processo de aquisição de uma técnica de decodificação do código escrito e oral e, de outro lado, a concepção de que a leitura e a escrita é a possibilidade de transformação social com compreensão do texto, no contexto.
CONCLUSÕES:

Neste contexto, podemos observar que, na história da EJA, as experiências já acumuladas nos permitem indicar algumas possibilidades para atuação neste campo; no entanto, a sua concretização depende da elaboração de Projetos Políticos preocupados com a efetiva mudança no panorama nacional quanto ao índice de alfabetização, exigindo uma ação indutora da União, Estados e Municípios.

 
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos ; Analfabetismo; Política Pública.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006