IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

MECATRÔNICA BÁSICA: UMA FORMA DE TRABALHAR AS DIFERENTES CIÊNCIAS

Rafael Torquato da Rocha 1, 4
Jordalino Oliveira 1
Maria Ângela de Carvalho Caron 1, 2
Karla Fabianne Henle Volaco 1, 3
Janete Schmitt Kreusch  1, 4
Gilsimeire Ferreira Xavier 1, 5
(1. Professor do Ensino Fundamental - Sec. Mun. de Educação - Araucária – PR ; 2. Pós Grad. Educ. Ambiental - Inst. Bras. de Pesquisas e Extensão - IBPEX – PR ; 3. Pós Grad. Gestão e Planej. Ambiental - Fac. Integradas Espírita - FIESP – PR; 4. Pós Grad. Educ. Especial e Educ. Inclusiva – Univer. Fed. do Paraná – UFPR ; 5. Pós Grad. Informática Aplicada à Educação – Univer. Est. de Maringá – UEM )
INTRODUÇÃO:

Considerando a educação como uma atividade consciente que visa o conhecimento científico pelo qual o sujeito compreende a sociedade em que vive, seus direitos e responsabilidades. Este projeto vem buscar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que inter-relacionem os diferentes campos do conhecimento, possibilitando assim, a compreensão das questões sociais e ambientais. Devido aos constantes avanços tecnológicos os aparelhos eletrônicos tornam-se obsoletos num curto espaço de tempo e outros estragam com muita facilidade para serem logo substituídos. O projeto Mecatrônica Básica: uma  forma de trabalhar as diferentes ciências, teve por  objetivo buscar soluções para a sucata eletrônica, materiais de informática ultrapassados e estragados, que se amontoavam nos depósitos das Escolas Municipais, no Departamento de Informática da Prefeitura do Município de Araucária, bem como em lojas de informática. Contribuindo também na formação do sujeito através da exploração de diferentes áreas do conhecimento, apontando a produção de novas formas de tecnologias e discussões éticas à respeito da produção do conhecimento.

METODOLOGIA:

A partir da análise do material disponibilizado, sucatas de computador e periféricos, os alunos decidiram fazer o reaproveitamento desses materiais na construção de veículos mecatrônicos. Através de pesquisa na internet, revistas, jornais e livros, foram adquiridos os conceitos básicos de mecatrônica,  possibilitando a escolha dos modelos de veículos a serem construídos. Iniciou-se a construção com o desenho do protótipo, definindo o tipo de transmissão:  engrenagem, polia ou hélice para propulsão. O uso de ferramentas como furadeira, serrinhas, soldador, chaves, parafusos subsidiaram a construção. Peças como motores, fios, parafusos, chaves liga/desliga e alguns componentes eletrônicos foram retiradas da sucata eletrônica, outras peças como rodinhas, eixos foram retiradas de sucatas de brinquedos. O plástico de monitores serviu para a confecção do chassi e suporte de eixo. O conjunto (eixo, rodas e engrenagem ou polia) e o motor foram fixados no chassi. Na parte elétrica os fios foram soldados no motor, suporte de pilhas e na chave liga/desliga. No desenvolvimento do projeto participaram 55 alunos de 3ª a 8ª séries do Ensino Fundamental (faixa etária entre 8 e 14 anos) em três turmas: 3M2 (Terça-feira, Manhã, 2º horário), 3T1 (Terça-feira, Tarde, 1º horário) e 5T1 (Quinta-feira, Tarde, 1º horário), que foram avaliados através de instrumento de pesquisa no início do projeto e no final deste.

RESULTADOS:

Para a análise do desempenho os dados foram obtidos através da comparação entre a pré-avaliação e a pós-avaliação. Considerando o total do nível de acerto individual obtidos nas avaliações aplicadas notou-se um acréscimo acentuado nos valores da pós-avaliação, em contrapartida aos valores da pré-avaliação. Os valores da pré-avaliação foram: turma 3M2 (X= 0,4058 - NT= 17), turma 3T1 (X= 0,3375 - NT= 16) e turma 5T1 (X= 0,4636 - NT= 22) e da pós-avaliação foram: turma 3M2 (X= 0,7083 - NT= 12), 3T1 (X= 0,6785 - NT= 14) e 5T2 (X= 0,7545 - NT= 11).Os alunos apropriaram-se de conceitos das diversas áreas do conhecimento e vivenciaram que é possível produzir novas formas de tecnologia para a subsistência humana.

CONCLUSÕES:

A partir da análise dos resultados obtidos verificou-se que o nível de conhecimento adquirido pelos alunos foi além  dos conceitos com os quais iniciaram o projeto. O desenvolvimento do projeto possibilitou aos alunos a apropriação de conceitos de diversas áreas do conhecimento como: matemática (medidas das peças); química (conhecimento das propriedades dos materiais); física (eletricidade, mecânica, componentes eletrônicos) e educação ambiental (analisando o tempo de decomposição dos materiais). Os veículos mecatrônicos foram apresentados pelos alunos na V Feira de Ciências para a comunidade, mostrando que a partir do reaproveitamento de materiais é possível contribuir para a diminição da quantidade de lixo local.

Instituição de fomento: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA-PR
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação; Mecatrônica; Reaproveitamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006