IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura

ASPECTOS ZOOTÉCNICOS NO CULTIVO DO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus brasiliensis NA FASE DE BERÇÁRIO EM MEIO HETEROTRÓFICO

Maurício Gustavo Coelho Emerenciano  1
Wilson Wasielesky Jr.  1
Roberta Borda Soares  1
Eduardo Cupertino Ballester  1
Ronaldo Olivera Cavalli  1
Eduardo Marques Izeppi  1
(1. Programa de Pós-Graduação em Aqüicultura, Fund. Univ. Federal do Rio Grande/FURG)
INTRODUÇÃO:

Os cultivos chamados “ZEAH” (Zero Exchange, Aerobic, Heterotrophic Culture Systems), sem renovação de água através de uma biota aeróbica e heterotrófica, têm se lançado como um novo paradigma no cultivo super-intensivo de crustáceos ao redor do mundo, atendendo os conceitos de uma aqüicultura responsável e ambientalmente correta. A vantagem desse sistema é a diminuição do uso da água, diminuindo a emissão de efluentes e consequentemente reduzindo o impacto ao ambiente. Através de uma forte aeração, macro agregados ou “flocos” são formados durante o ciclo de produção, sendo constituídos principalmente de microalgas, bactérias, protozoários, invertebrados, entre outros. Uma vez formados, eles servem de suplemento alimentar aos animais (reduzindo muitas vezes as necessidades dos níveis protéicos das rações), bem como para a assimilação de compostos nitrogenados presentes na água. O camarão-rosa Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817) apresenta uma distribuição geográfica ampla e o seu cultivo pode ser lucrativo e vantajoso, pois este crustáceo é mais tolerante a temperaturas relativamente baixas, o que possibilita um período de cultivo mais prolongado que outras espécies, além de um valor no mercado internacional atraente e promissor. A relevância deste estudo consistiu em avaliar o potencial dos agregados bacterianos no cultivo na fase de berçário de F. brasiliensis, avaliando-se a influência destes agregados no seu desempenho zootécnico e na sobrevivência dos camarões.

METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na Estação Marinha de Aquacultura Prof. Marcos Alberto Marchiori (EMA) localizada na Praia do Cassino, Rio Grande-RS, durante 30 dias. Foram utilizadas pós-larvas (PL25) de F. brasiliensis (0,025 ± 0,01g; 17,86 ± 1,6mm), na densidade de 500PL/m2, distribuídos aleatoriamente em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos: (A) cultivo na presença do agregado com fornecimento de ração; (B) cultivo na presença do agregado sem fornecimento de ração; (C) cultivo em água clara com o fornecimento de ração e (D) cultivo em água clara sem o fornecimento de ração, com três repetições, sendo cada unidade experimental constituída por um tanque-rede. No cultivo na presença do floco bacteriano, os tanques-rede foram colocados em um tanque circular de volume útil de 7000 litros, provido de aeração fortemente localizada no fundo e ao centro, com air-lifts nas laterais. Posteriormente houve povoamento com camarões sub-adultos (± 5g), inoculação de diatomáceas Talassiosira fluviatilis e fertilização orgânica respeitando a relação C/N de 30:1, através dos seguintes ingredientes: farelo de trigo, melaço e ração comercial (40%PB). Já no cultivo sem a presença do floco, os tanques-rede foram colocados em uma caixa (fibro-cimento de volume útil de 800 litros) com renovação de água diária de 100%. Os parâmetros físico-químicos foram monitorados diariamente e os dados foram submetidos às análises de variância (ANOVA-one way) e aplicado o teste de Tukey.
RESULTADOS:

Em relação ao peso final, os animais cultivados em meio ao floco com e sem fornecimento de ração não diferiram entre si (P>0,05), entretanto apresentando peso superior (P<0,05) aos animais cultivados sem a presença do floco, demonstrando assim a relevância e o suprimento alimentar do sistema. Contudo, não foram observados efeitos dos tratamentos sobre a sobrevivência e comprimento total final, exceto no tratamento D onde os animais apresentaram tamanho menor (P<0,05). Os parâmetros físico-químicos não variaram durante o período experimental. Esses resultados demonstram a eficiência do meio heterotrófico, assegurando maior qualidade de água no ambiente de cultivo.

CONCLUSÕES:
O cultivo em meio heterotrófico na fase de berçário de Farfantepenaeus brasiliensis se apresentou viável e atraente, relevando o potencial dos agregados bacterianos no desempenho zootécnico e na sobrevivência dos camarões, gerando ferramentas e subsídios para futuros estudos neste segmento mais que atual de produção super-intensiva de camarões, visando atender os preceitos de uma carcinicultura moderna e sustentável.
Instituição de fomento: CNPq, FAPERGS, POLO PESQUEIRO – SCT RS
 
Palavras-chave: Farfantepenaus brasiliensis; berçário; meio heterotrófico .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006