IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA – UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Edna Cristina do Prado  1
Ana Cristina da Silva Rosa  1
(1. Doutorandas do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, UNESP/FCLAR e Professoras do Departamento de Pedagogia da Universidade Ibirapuera, UNIb)
INTRODUÇÃO:
O presente pôster constitui-se parte de um estudo de caso sobre a alfabetização de adultos no MOVA-Regional. Seu objetivo é apresentar uma análise sobre a formação inicial e permanente oferecida aos educadores do Movimento de Educação – MOVA na região do Grande ABCD paulista e chegar a uma interpretação crítica da política de formação docente para a educação de jovens e adultos, a partir das reformas educacionais brasileiras iniciadas na década de 90. O MOVA, como o próprio nome já sugere, traz as características dos movimentos, cuja amplitude está condicionada às oscilações dos recursos e interesses da sociedade civil, visando à garantia de um direito constitucional, através de um amplo movimento de alfabetização.
METODOLOGIA:

Entrevistas, depoimentos e questionários aplicados aos educadores e educandos, relatórios das coordenações municipais e coordenação regional, dados censitários e de atendimento foram utilizados como procedimentos metodológicos na análise dos dados. O referencial teórico-metodológico utilizado pauta-se nas Diretrizes Curriculares a Educação de Jovens e Adultos, na LDBEN nº 9394/96 e nos estudos de Beisiegel (2000),  Di Pierro (1996, 2000), Gentili (1996) e Pontual (1996).

 Embora em vários momentos a pesquisa considere as tendências político-curriculares de um período mais abrangente, seu foco recai sobre as mudanças dos anos mais recentes - 2000 a 2004, buscando o que, de acordo com Thiollent  (1999), significa progredir na teorização a partir da observação e descrição de situações concretas.
RESULTADOS:
Os resultados mostram que existem várias diferenças quanto à formação docente nos municípios da região, entre as quais se destacam: a forma de ingresso; a escolaridade mínima exigida; o tipo de enfoque dado na formação permanente; a periodicidade das reuniões coletivas; a carga horária de trabalho semanal; o valor da ajuda de custo recebida pelo trabalho desenvolvido. Quanto às semelhanças, destacam-se: o predomínio de docentes do sexo feminino, a satisfação pessoal e a troca de experiências entre os pares, vistas como um dos principais pontos positivos do trabalho; a má formação docente, em âmbito nacional, a falta de material didático específico para a EJA e a evasão são, para os educadores dos três municípios, os maiores problemas dessa modalidade de ensino. A partir dos resultados, a pesquisa ganha relevância científica ao destacar a formação interdisciplinar que, sob a orientação direta dos coordenadores locais, busca aprofundar gradativamente os conteúdos, as habilidades e as competências profissionais desejadas, pautando-se na premissa de que é fundamental ao educador não somente o domínio do conhecimento específico dos componentes curriculares, mas também dos saberes pedagógicos, não na forma de estoque armazenado, mas na forma de domínio prático-conceitual, de forma a transformá-lo em agente de sua própria formação.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto, a presente pesquisa pretende contribuir com a discussão em torno da formação docente para a Educação de Jovens e Adultos, em especial, nos movimentos de alfabetização, mostrando, por meio dos resultados obtidos de que maneira a formação docente é um reflexo da concepção de mundo e de educação do grupo, de modo a apresentar uma intrínseca conexão com suas opções epistemológicas e metodológicas. Entendidos como processo permanente, a formação dos educadores não deve se caracteriza apenas como simples e, por vezes, burocráticos espaços de transmissão de informação; apresenta prioritariamente a função pedagógica de desenvolver o conhecimento sobre a qualidade das atividades de docência, dos relacionamentos interpessoais, da atenção às necessidades dos educadores e educandos, buscando garantir que o MOVA seja capaz de formar não somente profissionais, mas, acima de tudo, cidadãos.
 
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação Docente ; Movimento de Alfabetização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006