IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM HISTÓRICO DE PREMATURIDADE EM ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL

Giane Caon  1
Cristiane Alves da Silva  1
Francisco Rosa Neto  1
Clarice Bissani  2
(1. Laboratório de Desenvolvimento Humano/LADEHU, Univ. Estado Santa Catarina/UDESC; 2. Divisão de Pediatria, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
INTRODUÇÃO:
Avanços nas condutas obstétricas e neonatais têm proporcionado aumento significativo na sobrevida de recém nascidos prematuros. A prematuridade constitui um fator de risco neurológico, dado a imaturidade do Sistema Nervoso Central e demais sistemas orgânicos, e está intimamente relacionada ao baixo peso ao nascer. Devido à complexidade destas crianças, torna-se necessário conhecer as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente procurando diferenciar o risco para atraso de acordo com diferenciado grau de prematuridade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 4 a 24 meses, com critérios de risco neurológico, de acordo com o grau de prematuridade, acompanhados no Projeto “Seguimento Maturativo de Crianças de Alto Risco Biológico”, junto ao Ambulatório de Alto Risco em Neonatologia da Divisão de Pediatria do HU / UFSC.
METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, cujo grupo de estudo foi delineado de forma intencional, com base no comparecimento da criança à consulta ambulatorial e idade gestacional (IG), sendo definido os sub-grupos 1 (IG maior de 32 semanas, menor de 37 semanas) e 2 (IG menor ou igual a 32 semanas). Estes foram avaliados através um formulário padronizado para aquisição de dados biopsicossociais, respondido pela consulta ao prontuário hospitalar e entrevista com pais ou responsáveis; da Planilha operacionalizada do Índice Médico Neonatal (Neonatal Medical Index-NMI), para verificação do risco neurocomportamental; e da Escala de Desenvolvimento Psicomotor da Primeira Infância de Brunet-Lèzine (versão adaptada de SOUZA, 2003) que fornece parâmetro de Idades e Quocientes de desenvolvimento nas áreas Postural, Óculo-Motriz, de Linguagem, Social, e seu equivalente global. Os dados foram analisados com base na estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o software SPSS 13.0.

RESULTADOS:
Fizeram parte do grupo de estudo 22 crianças, sendo equitativamente distribuídas nos sub-grupos 1 e 2, havendo ligeira prevalência do sexo masculino (n=12, 54,5%). A media de Idade Cronológica (IC) foi de 9,9 meses, com variação de 5,6m a 19,7 meses, e a média da Idade Cronológica Corrigida ficou em 8,0 meses, com mínimo em 4m e máximo em 17m. O peso de nascimento variou de 640g a 2.895g, com média de 1.305,9 gramas, e a relação Peso de Nascimento e Idade Gestacional, revelou, para ambos os grupos, a ocorrência de 27,3% de recém nascidos PIG e 72,7% AIG, não havendo casos de classificação GIG. Houve uma leve tendência em apresentar maiores valores de NMI no grupo 2, representando sua maior vulnerabilidade biológica neonatal, onde 72,8% tiveram NMI igual ou superior a III, enquanto o grupo 1 apresentou 63,6% dos casos nesta classificação. Com relação ao desenvolvimento neuropsicomotor, nas diferentes áreas, percebe-se menores escores na área de Coordenação Óculo-Motriz, para ambos os grupos. Observou-se diferença estatisticamente significativa, entre os dois grupos, nas áreas Postural e de Linguagem (p<0,05, Teste U de Mann-Whitney). De modo geral, as crianças de extrema prematuridade, apresentaram maior freqüência de classificação em níveis de normalidade baixa e de escores abaixo da normalidade (Inferior e Muito Inferior), enquanto o Grupo de prematuros moderados tendeu a perfis normais ou acima da normalidade, com classificação em nível Superior e Muito Superior.
CONCLUSÕES:

Considera-se então, que a prematuridade, assim como outros fatores de alto risco neurológico, acarreta impactos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente sobre a área da coordenação óculo-motriz, o que pode propiciar um atraso no desenvolvimento tanto especifico, para esta área e áreas relacionadas, assim como déficit significativo em desenvolvimento postural e de linguagem em crianças com maior grau de nascimento pré-termo. Portanto, faz-se necessária a atenção primaria aos desvios do desenvolvimento, o que pode ser proporcionada pela sistematização da avaliação desenvolvimental em serviços assistenciais,  enquanto meio de detecção oportuna de possíveis desvios, favorecendo a introdução do serviço de intervenção precoce, e conseqüentemente retardando ou inviabilizando o aparecimento de seqüelas neurológicas especificas, numa atuação de promoção, prevenção e reabilitação à saúde infantil.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Desenvolvimento neuropsicomotor; Prematuridade; Escala de Brunet-Lèzine.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006