IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA REDE DE  MOVIMENTOS SOCIAIS EM ITAJAÍ.

Felipe Dagostini 1
Fernanda Soraia 1
Mauro Bittencourt 1
Paulo César Lima da Silva 1
Tatiana Caroline de Mesquita 1
Tiago Alves dos Santos 1
(1. UNIVALI/UNICIDADE Universidade do Vale do Itajaí)
INTRODUÇÃO:
Durante o ano de 2005 um grupo de estudantes da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), bolsistas do programa de pesquisa, estudou aspectos do terceiro setor, dando ênfase à análise dos estudos das redes sociais, sob a orientação de professores da área. Esses alunos dos mais diversos cursos, mesclando as áreas sociais, exatas e humanas, reuniram-se semanalmente no chamado grupo de estudos interdisciplinares do terceiro setor (GEITS). A fim de criar uma base sólida de argumentação acerca do assunto abordado e fundamentar o artigo, os componentes do GEITS utilizaram algumas técnicas de pesquisa no sentido de contextualizar as diversas abordagens no estudo da rede. Destacam-se aqui algumas fontes utilizadas: MARTELETO 2001, 2002; FERRAREZI 1998, 2001; SCHERER-WAREN 2002, 2004; WHITAKER 2002; MARTINHO 2001 entre outras. O GEITS pretendeu conhecer a realidade do terceiro setor de Itajaí e, assim, conseguir auxiliar as organizações atuantes nesta cidade na constituição da rede. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil das entidades que compõem os movimentos sociais de Itajaí; analisar as relações de parceria existentes nestas entidades, tanto nas organizações de atuação na sua área, quanto nas entidades que trabalham em prol do desenvolvimento social da cidade.
METODOLOGIA:
A análise de uma rede de movimentos sociais tem a finalidade de diagnosticar os agentes que influenciam de forma positiva ou negativa nas inter-relações estabelecidas dentre as esferas que constituem as redes, mantendo sempre a acuidade de investigar de forma contrabalançada tanto os fenômenos no aspecto individual quanto social (MARTELETO, 2001). Nesse sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de identificar quais os principais elementos que influenciam nas relações estabelecidas entre os diferentes atores que compõem cenário dos movimentos sociais de Itajaí, delineando um quadro mais fiel à realidade dessas entidades, e pontuar as principais dificuldades encontradas por elas. Além da técnica da sociometria, a respectiva pesquisa baseou-se nos métodos adotados por Marteleto (2001) que procura identificar os atores e as relações estabelecidas na estrutura em que estes estavam inseridos. A adoção deste método, estabeleceu-se em duas etapas: uma para a coleta e outra para a análise dos dados obtidos. Participaram da pesquisa as seguinte entidades: Associação pela Verdade Ambiental, Centro de Direitos Humanos, Associação de Surfe, Associação dos Deficientes Físicos, Núcleo de Atenção às Pessoas que Vivem com HIV ou AIDS, Instituto de Estudo e Pesquisa sobre Violência e Criminalidade; Associação pela Infância Saudável; União das Associações de Moradores; Prefeitura Municipal; UNIVALI.
RESULTADOS:
No sociograma foram constatados quatro critérios analíticos para a descrição da rede de movimentos sociais em Itajaí. a) Concentração e Desconcentração: entende-se por concentração a retenção de informações por determinado agende, impedindo o fluxo de informações. Desconcentração é o sinônimo de barreira rompidas, ou seja, plena comunicação dos integrantes na rede. Nesse sentido percebe-se que o Centro de Direitos Humanos demonstrou um grande agente de propagação das informações por apresentar o maior número de relações divergentes, por outro lado a Prefeitura Municipal apresentou-se como concentradora de informação. b)Democracia e Participação: demonstram como são tomadas as decisões e a participação dos membros em suas entidades. Pelo que consta a Associação dos Deficientes Físicos possui maior índice de participação dos seus membros, porém sua tomada de decisão é hierarquizada. c)Tecnologia da Informação: caracteriza os métodos de divulgação de informação. 39,28% utilizam comunicação oficial; 30,30% utilizam comunicação informal; 25,72% utilizam Internet; 4,75 não utilizam nenhuma tecnologia de comunicação. d)Capital Social e Desenvolvimento: constituem as técnicas e habilidades desenvolvidas por um determinado grupo, que qualifica a cultura democrática dos indivíduos (PUTNAM, 2002). Com isso, as entidades Centro de Direitos Humanos e Núcleo de Atenção as Pessoas que Vivem com HIV demonstraram ser as que mais utilizaram técnicas e habilidades nas tomadas de decisões.
CONCLUSÕES:
Utilizam-se dois critérios para a análise: a) o primeiro refere-se a limites para a criação da rede de movimentos sociais de Itajaí. A UNIVALI é vista como uma barreira para algumas entidades, devido à falta de continuidade em alguns programas de extensão. A concentração de informações e recursos pelo poder público de Itajaí também é destacada como ponto negativo, pois condiciona a mobilização dos movimentos sociais, conseqüentemente, retira em parte a autonomia da rede. b) o segundo aspecto refere-se à possibilidade da construção da rede de movimentos sociais em Itajaí, qual passa pelo fortalecimento dos movimentos sociais através da criação de espaços públicos de tomadas de decisão (HABERMAS,1994). Quanto ao interesse das entidades pesquisadas em participar da Rede de Movimentos Sociais em Itajaí, a maioria acredita que participando da rede possa haver uma interação e um fortalecimento das entidades. Possibilitando interligá-las em torno de vários objetivos comuns. Com isso, a consolidação dessas entidades na construção de uma cidadania ligada às questões sociais e que promova a participação das organizações nos Espaços Públicos Não-Estatais é um dos caminhos para ampliar e aprofundar a democracia local e, conseqüentemente, a rede de movimentos sociais.
Instituição de fomento: Universidade do Vale do Itajaí
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Redes Sociais; Terceiro Setor; Movimentos Sociais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006