IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública

Análise de qualidade de vida refletida no Índice de Desenvolvimento Humano de Campina Grande/PB.

Fabiana Lucena Rocha 1
Aliana Fernandes 1
Geraldo Medeiros Júnior 1
Matheus Carvalho Medvedeff 2
(1. Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB; 2. Centro Univesitário de João Pessoa/ UNIPÊ)
INTRODUÇÃO:

Qualidade de vida é entendida no presente estudo como parte de um bem individual e coletivo. Utilizando-se os indicadores do IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) pode-se avaliar o nível de qualidade de vida de uma população. Os indicadores do IDH-M caracterizam o município e identificam suas carências. Objetivou-se identificar as carências demandadas pela população da segunda maior cidade da Paraíba no período de 1991 à 2000 a fim de chamar a atenção do poder público para as necessidades de políticas públicas mais efetivas no município.

METODOLOGIA:
Estudo descritivo sobre o perfil da qualidade de vida da população de Campina Grande, expressa no IDH-M referente ao período de 1991 a 2000. Para a coleta de dados utilizou-se o método documental cuja análise quali-quantitativa foi realizada comparando-se a evolução dos índices de Gini no início e no final da década em estudo, bem como comparando os mesmos índices da cidade de Campina Grande com municípios que apresentam características semelhantes.
RESULTADOS:

Campina Grande apresentou para o índice de Gini o valor de 0,61, mostrando a menor expectativa de vida entre os municípios comparados e uma renda per capita no valor de R$ 223,09. A freqüência escolar teve uma taxa de 87,45% e a taxa de alfabetização dos adultos foi de 82,88%. O IDH-M foi também inferior aos apresentados pelos demais municípios comparados, tendo Campina Grande ocupado a posição 2608 na classificação nacional.

CONCLUSÕES:

Em que pese os dados estudados, Campina Grande concentrou renda. O indicador “expectativa de vida” mostra que o município se comparado à capital do Estado da Paraíba e até outras capitais do Nordeste, esteve atrás, o que remete a questões relacionadas à segurança, à saúde e às condições de vida adequadas. A renda per capita somada ao índice de Gini retrata a má distribuição de renda. Por fim o IDH-M mostra a má qualidade de vida da população.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Qualidade de vida; Políticas públicas; Índice de Gini.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006