IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CENÁRIO MUNDIAL – ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO 14º GRUPO DE ESTUDO DO COMITÊ INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – STUDY GROUP, 14 – ICMI

Maria Salett Biembengut 1
Ana Luisa Fantini Schmitt 1
Emília Melo Vieira 1
Sandra Gumz 1
Tscharlene Michelle da Silva 1
(1. Universidade Regional de Blumenau/ FURB)
INTRODUÇÃO:

Nesta pesquisa objetiva-se: inteirar do DocumentoDD elaborado pelo Grupo do Committee International Mathematics Education e analisar as pesquisas apresentadas na Conferência Internacional de Aplicações & Modelagem -A&M organizada pelo Grupo em 2004 na Alemanha. A&M têm sido temas na Educação Matemática, pois os problemas do cotidiano suscitam algum conceito matemático para solução. Por cotidiano entende-se tudo que é relacionado à natureza, sociedade ou cultura. O Documento levanta questões relacionadas à teoria e a prática de ensino e aprendizagem matemática. Em 5 tópicos, apresenta breve reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de matemática, nos diversos níveis de escolaridade; justifica as Aplicações e a Modelagem (A&M) como métodos para melhorar o conhecimento e a habilidade do estudante e sugere questões guias para pesquisa. Participaram desta conferência os 12 membros do Grupo de Estudo e os 49 autores dos trabalhos aceitos. Pelo estudo do Documento, verifica-se que A&M ganham a cada dia mais, adeptos e defensores junto aos órgãos oficiais de Educação, em quase todos os países devido a possibilidade de promover aos jovens melhores conhecimentos e habilidades em utilizá-los. Neste trabalho, apresenta-se os enfoques dos 49 trabalhos analisados e traça-se semelhanças e diferenças que permitem um cenário internacional da área.

METODOLOGIA:

O mapeamento foi abordado sob dois enfoques: o primeiro classificou e organizou as pesquisas por meio dos resumos, de acordo com o objeto ou foco; o segundo compreendeu a estrutura e traços da pesquisa apresentada, isto é: aspectos epistemológicos e metodológicos. As fontes de pesquisa foram o Documento de Discussão e os artigos publicados nos Anais da Conferencia do Study Group, 14. Procurou-se expressar como se integram e se interagem, de forma a permitir melhor compreensão dos dados levantados. Tabelas auxiliaram na exposição dos dados. Em relação ao Documento de Discussão, foi lido para tomar ciência e identificar as principais tendências e para listar, classificar e organizar essas. Em relação aos artigos, foi feita a leitura dos resumos para identificar objeto ou foco da pesquisa e a classificação e organização desses. Como os artigos estão em inglês, o estudo exigiu mais cuidado para interpretação. O período para o desenvolvimento deste projeto é de um ano, iniciou-se as atividades em agosto/2005, com previsão de término em julho/2006. As iniciativas e ações foram distribuídas nesse tempo, com o intuito de evidenciar o ritmo que se pretende à dinâmica dos trabalhos visando, assim, garantir o cumprimento das várias etapas que envolveram e envolvem esta empreitada.

RESULTADOS:

Os autores das pesquisas defendem que uma das razões do uso de aplicações e modelagem no ensino e na aprendizagem de matemática é que seria desejável que estudantes realizassem, fora da sala de aula, aplicações e modelagem em outras áreas de conhecimento e diferentes contextos.  Neste primeiro momento, devido ao escasso tempo e a necessidade de traduzir os textos para melhor compreensão fez-se a leitura dos resumos de cada texto e baseada na descrição e objetivos apresentados, classificou-os. Identificou-se dois tipos: pesquisa com aplicação em sala de aula e pesquisa teórica, baseadas em documentos ou  trabalhos acadêmicos. As pesquisas em sala de aula foram classificadas e organizadas em tabela em 5 categorias: Ensino Primário (5), Ensino Fundamental (3), Ensino Médio (10), Educação Superior (7) e Formação de Professores (3). As teóricas (21), denominadas reflexões teóricas, ainda não sofreram classificações.

CONCLUSÕES:

Pelo estudo preliminar do Documento, verifica-se que as Aplicações e a Modelagem Matemática (A&M) têm ganhado a cada dia mais, adeptos e defensores em níveis oficiais de Educação, em quase todos os países devido a possibilidade de promover aos jovens, desse milênio em particular, melhores habilidades em utilizá-los. Apesar desse forte movimento, as Aplicações e a Modelagem ainda estão distantes de serem plenamente adotadas na Educação devido uma série de fatores que perpassa pela formação dos professores, pela cultura das atuais gerações e ainda, pelo sistema Educacional que mantêm currículos e estruturas nos moldes do século anterior (Biembengut e Hein, 2003). Em relação aos trabalhos, verifica-se que a maioria está atrelada a resultados de práticas de sala de aula. De qualquer maneira, esta visão superficial deve ser alterada na medida em que se compreenda cada uma das pesquisas em seu contexto, isto é: o reconhecimento de alguns processos utilizados pelos pesquisadores; a estrutura escolar, cultura e região dos alunos/professores participantes; a temporalização e a temporalidade, a idealização e a objetivação, os símbolos e a ideologia. Próximo passo desta pesquisa.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática & formação do educador-pesquisador. PEREIRA, Gilson R. de M.; ANDRADE, Maria da Conceição (orgs): O Educador-Pesquisador e a Produção Social do Conhecimento. Insular, Florianópolis, 2003.

Instituição de fomento: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Ensino; Aplicações.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006