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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
FORMAÇÃO DE PREÇOS E GESTÃO DE CUSTOS NO VAREJO: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
Antônio Artur de Souza 1
Danielle Afonso de Abreu 1
(1. Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Econômicas/UFMG)
INTRODUÇÃO:
O processo de formação de preços de venda de produtos pode ser considerado uma das mais importantes tarefas das empresas. Com o aumento da competitividade advindo da globalização, as empresas precisam atuar de maneira ainda mais ágil e flexível, principalmente nos segmentos que atuam muito próximos ao consumidor final, como o comércio varejista. O Brasil possui mais de um milhão de empresas varejistas, que representam cerca de 85% do total de empresas do comércio (divididas em atacado, varejo e comércio de veículos e peças). Assim, a formação de preços no varejo tornou-se um importante tema a ser explorado, levando em consideração a importância dos preços no posicionamento competitivo dessas empresas. Dentre os elementos do mix de marketing, o preço é o mais flexível e o que afeta mais rapidamente a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. Por outro lado, vários fatores influem na formação de preços, entre os quais se podem destacar: custos, objetivos da empresa, ramo, concorrência, demanda dos produtos e estrutura do mercado. Em tal contexto, o presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os processos de gestão de custos e de formação de preços em empresas varejistas assim como avaliar os sistemas de informações utilizados como suporte para estes processos.
METODOLOGIA:

Esta pesquisa consistiu na realização de um estudo de casos múltiplos, de natureza exploratória e descritiva. Exploratória, devido ao reduzido volume de informações acumuladas sobre o tema “preços no varejo”; descritiva, visto que tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno - no caso, os processos de gestão de custos e de formação de preços em empresas do comércio varejista. O estudo de caso analisa em profundidade os muitos componentes de uma determinada situação social, de maneira a permitir conhecimentos amplos e detalhados dos objetos de estudo. Etapa fundamental de um estudo de caso é a definição das unidades de análise. Na presente pesquisa, as unidades de análise compreendem cinco empresas do comércio varejista de Belo Horizonte/MG. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas com gerentes e outros funcionários das empresas, arquivos de dados e planilhas utilizadas para a formação de preços e a gestão de custos, relatórios gerados pelos seus sistemas de informações e observação não-participante. A análise dos dados coletados por meio de entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo, visando compreender o significado das mensagens e os fatores que determinaram essas características.

RESULTADOS:
A partir dos dados coletados foi possível modelar os processos de gestão de custos e de formação de preços das empresas varejistas estudadas. Constatou-se que, de maneira geral, as empresas pesquisadas determinam o preço com base nos custos dos produtos acrescidos de uma margem percentual. Além disso, os gestores de preços analisam fatores externos, como os custos e preços dos concorrentes e as variações sazonais do consumo de suas mercadorias. Quanto aos custos, cada empresa possui um nível de detalhamento dos procedimentos que utiliza em sua estimação e análise. Enquanto uma aloca todos os custos indiretos a cada produto comercializado, outras consideram apenas os custos diretos dos produtos. Em relação aos sistemas de informações utilizados, todas utilizam sistemas de informações em conjunto com o software Microsoft® Excel. O grau de utilização desses sistemas varia de uma para outra. Uma utiliza o sistema para todas as atividades, registrando os dados de compras, vendas, controle de estoques e contabilidade, além de utilizar os relatórios gerados para a tomada de decisão. Outra utiliza apenas parcialmente o sistema, sendo que várias atividades são realizadas manualmente, dentre elas o controle de estoques e a formação de preços. Também se apuraram dificuldades associadas ao processo de formação de preços, como a necessidade de informações não disponíveis e a possibilidade de erros.
CONCLUSÕES:
A formação de preços nas empresas varejistas estudadas é um processo complexo, baseado na análise dos custos, da concorrência e do comportamento do consumidor. Os custos exercem grande influência na formação dos preços, pois um dos objetivos fundamentais dos varejistas é definir preços que cubram os custos e gerem lucros. Além disso, há dificuldade em obter informações precisas e detalhadas sobre os custos, os preços praticados pelos concorrentes e o comportamento dos consumidores, por serem fatores externos à empresa. Quanto à gestão dos custos, foram encontrados tanto o custeio variável quanto o custeio total, em que todos os custos são alocados aos produtos. Em relação aos sistemas de informações, conclui-se que, quando utilizados, otimizam os processos de gestão de custos e de formação de preços, tornando-os mais rápidos e precisos. Entretanto, os sistemas de informações não suprem a necessidade de informações sobre os fatores externos. Para inferir sobre esses fatores, os gestores de preços baseiam-se em informações históricas e em sua experiência pessoal, fazendo modificações nos preços definidos pelos sistemas quando necessário. Desse modo, a formação de preços está sujeita a erros, que podem ser decorrentes de equívocos praticados nas atividades de compras, análise dos custos, definição das margens, análise da concorrência e estimação da demanda. Portanto, a formação de preços é um dos mais importantes e difíceis processos de decisão das empresas varejistas.
Instituição de fomento: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Varejo - Formação de Preços; Contabilidade de Custos; Sistemas de Informações Contábeis.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006