IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química

POPULARIZAÇÃO DA QUÍMICA NA CASA DA DESCOBERTA UTILIZANDO JOGOS PEDAGÓGICOS

Marcia Narcizo Borges 1, 2
Jennifer Estefanea de Souza Marcondes 2
Roberta Nunes Firmo 2
(1. Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, UFF, Niterói, RJ, Brasil; 2. Casa da Descoberta, Instituto de Física, UFF, Niterói, RJ, Brasil)
INTRODUÇÃO:

O projeto “Reações Divertidas: Curiosidades da Química na Casa da Descoberta” tem como principal objetivo divulgar a Química como uma Ciência do cotidiano e mostrar para os visitantes da Casa da Descoberta (CD), Centro de Divulgação de Ciência da UFF, como a compreensão da Química influencia no desenvolvimento tecnológico e no bem estar social. Para isto usamos uma linguagem acessível e de maneira lúdica realizamos diversos experimentos com os visitantes da CD.

A proposta deste trabalho é incentivar a aprendizagem pela brincadeira, que ainda é pouco valorizada nas escolas brasileiras, mas é um assunto tão sério que já foi tema de diversos tratados teóricos de autores como Piaget e Vygotsky. O uso do raciocínio lógico, a aceitação de regras e socialização, são algumas das principais aquisições desenvolvidas durante jogos e brincadeiras e que são fundamentais no processo de aprendizagem.

Neste trabalho, alunas de Química, desenvolveram os jogos de “bingo educativo” e “quiz da ciência” trabalhando situações do cotidiano com o objetivo facilitar a aprendizagem em ciências e particularmente da Química, tanto na Casa da Descoberta quanto dentro da sala de aula. A intenção é a de incentivar professores dos ensinos fundamental e médio a usar mais jogos e brincadeiras associados às atividades acadêmicas. Outra vantagem dos jogos, é que eles podem ser usados como instrumentos de avaliação complementar, já que brincando, os alunos sofrem menor tensão do que numa prova formal.

           

METODOLOGIA:

Através de pesquisa bibliográfica foram elaboradas cerca de 150 perguntas relacionadas à área de Ciências selecionando-se 82 para montar os jogos do bingo e do quiz. Estes jogos foram escolhidos porque possuem regras muito simples, são dinâmicos, podem ser jogados individualmente ou em grupo e podem ser facilmente re-construídos pelos próprios estudantes em suas escolas abordando temas diversos.

O jogo de quiz funciona com 10 perguntas objetivas de múltipla escolha de conhecimentos gerais básicos de ciências. As respostas são marcadas numa cartela, cujas respostas corretas estão no verso. Após o término da atividade, o participante poderá avaliar o seu “conhecimento científico” através do número de acertos obtidos. Independente do número de acertos, a mensagem para o jogador é sempre positiva. Pelo seu baixo grau de dificuldade é indicado para todas as idades e níveis de conhecimento.

Quanto ao jogo de bingo as perguntas abrangem não só conhecimentos gerais de ciências, mas também conceitos que são trabalhados na Casa da Descoberta através de seus experimentos, portanto é mais indicado para estudantes de nível médio. Nesta versão do jogo, o jogador não depende só da sorte, mas também do conhecimento, uma vez, que além de ter a resposta correta na cartela é necessário que o jogador saiba identifica-la.

A avaliação dos jogos foi feita através de respostas dos usuários feitas a um questionário.

 

RESULTADOS:

O Jogo de bingo foi desenvolvido com alunos da 8ª série e do Ensino Médio. Não houve muita diferença de desempenho entre estes dois grupos. A maioria dos alunos, 70% considerou o grau de dificuldade médio e só 15% consideraram o jogo difícil. Quanto aos professores, com exceção daqueles que não pertencem à área de ciências ou matemática, consideraram também o grau de dificuldade bom. Todos gostaram do jogo e algumas sugestões foram feitas, como por exemplo, criar uma versão computadorizada e a inclusão de uma premiação simbólica, sugestão que já foi incorporada.

O jogo de quiz foi apresentado ao público recentemente, durante as férias escolares. Foi jogado principalmente pelo público leigo. Estes aprovaram, fizeram sugestões em algumas perguntas e as mudanças já foram providenciadas. A avaliação com o público estudantil está em andamento.  

Os dois jogos vêm atingindo seus objetivos, pois observamos que a curiosidade e o interesse em aprender foram estimulados. Como a aplicabilidade dos jogos é estimulante ao raciocínio, a maioria dos participantes reagiu de forma bastante positiva. Alguns, inclusive, retornaram aos experimentos para poder responder de forma correta as perguntas, demonstrando que a brincadeira é levada a sério. Além disto, as críticas e sugestões foram bastante sinceras, uma vez que as pessoas se sentiram bastante valorizadas por serem ouvidas na construção do trabalho.

 

CONCLUSÕES:

Este é um projeto que vem atingindo seus objetivos com grande aceitação das comunidades acadêmica e não acadêmica.  Cada vez mais acreditamos que o interesse e o gosto pela ciência por parte de crianças, jovens e adultos, incluindo a química, devam ser construídos de maneira informal motivada pelo lúdico. Assim, a equipe está desenvolvendo mais jogos e alguns deles, já estão sendo aplicados também em sala de aula como instrumento de uma metodologia alternativa de  avaliação.

Instituição de fomento: PROEX/UFF
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Jogos Educativos ; Ciências; Casa da Descoberta.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006