IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza

CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE CANELA-SASSAFRÁS (Ocotea odorifera Mez) (LAURACEAE)

Marcelo Borghezan 1
Maurício Sedrez dos Reis 1
(1. PG Recursos Genéticos Vegetais, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
INTRODUÇÃO:

A canela-sassafrás é uma espécie arbórea nativa da Mata Atlântica, pertencendo ao grupo ecológico clímax desta floresta. É encontrada desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, sendo intensamente explorada, principalmente entre os anos de 1940 e 1970. No Estado de Santa Catarina, sua derrubada se devia a utilização da madeira nobre para a fabricação de móveis de luxo e para a extração do óleo essencial (safrol). Atualmente, esta espécie faz parte da lista das ameaçadas de extinção do IBAMA e da IUCN. Apesar da O. odorifera em um passado recente ter apresentado uma grande importância sócio-econômica, poucos relatos e estudos sobre sua biologia têm sido realizados. Estas pesquisas podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias visando a conservação da espécie, bem como a recuperação de áreas degradadas. A biologia reprodutiva é descrita como sendo uma planta hermafrodita, que apresenta frutificação irregular ao longo dos anos, produzindo sementes recalcitrantes e que apresentam dormência dupla. O objetivo deste trabalho foi avaliar a longevidade de sementes de O. odorifera em diferentes condições de armazenamento.

METODOLOGIA:
As sementes foram obtidas de várias plantas em uma área de Floresta Estacional Decidual, localizada no município de Chapecó, Santa Catarina. A coleta foi realizada em 22 de junho de 2005, após a queda espontânea. Destas, foram retirados a cúpula carnosa e o envoltório. O armazenamento das sementes foi realizado na ausência de luz e dentro de sacos plásticos para evitar a perda de umidade. As sementes, depois de embaladas, foram mantidas sob temperatura ambiente (25±5ºC) ou em refrigeração (4ºC). A viabilidade das sementes foi avaliada através de teste de germinação realizado em bandejas de isopor (50 cm3). Utilizou-se como substrato a casca de arroz carbonizada. Durante o período de germinação, as bandejas permaneceram em fitotron (25±2ºC). O monitoramento da longevidade das sementes foi realizados durante 0, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias de armazenamento. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, contendo 3 repetições, compostas por 24 sementes cada. Para a análise estatística, os dados foram transformados em arco seno da raiz do percentual de germinação.
RESULTADOS:
Observaram-se diferenças estatísticas significativas em relação ao tempo de armazenamento. Verificou-se a menor percentagem de germinação apenas no início do experimento (0 dias de conservação), apresentando 58,3% de sementes viáveis. Aos 30 dias a proporção de sementes germinadas aumentou para 83 %. Para as sementes armazenadas sob temperatura ambiente, aos 66 dias obteve-se a maior taxa de germinação, com 97,68% de sementes germinadas. Este resultado foi obtido através da análise de regressão (p = 0,0001), sendo o modelo matemático que melhor explica a variação dos dados y = - 0,0088 x2 + 1,1694 x + 58,83 (r2 = 0,92). Para as sementes armazenadas sob refrigeração (4ºC), o resultado aos 90 dias apresentou uma redução na germinação das sementes (61,1%) em relação ao período anterior (60 dias) e posterior (120 dias). Esta queda foi ocasionada por fatores desconhecidos, sendo que a análise de regressão foi realizada, excluindo-se este período. Aos 110 dias obteve-se a maior taxa de germinação, com 93,54% de sementes germinadas. A análise de regressão (p = 0,00002) apresentou como modelo matemático que melhor explicou a variação dos dados y = -0,0027x2 + 0,5935x + 60,927 (r2 = 0,76). Segundo os modelos matemáticos, a viabilidade de 50% das sementes de canela-sassafrás mantidas em temperatura ambiente é obtida aos 140 dias. Já para as sementes mantidas sob refrigeração (4ºC), 50 % das sementes permanecem viáveis até os 236 dias.
CONCLUSÕES:
Este trabalho comprovou que as sementes de O. odorifera podem ser armazenadas em ambiente por um período de até 5 meses. O período de armazenamento pode alcançar até 8 meses, com uma viabilidade de no mínimo 50% das sementes, desde que estas estejam bem embaladas e mantidas em geladeira. A menor taxa de germinação aos zero dias de conservação, possivelmente está relacionada à dormência dupla das sementes. Desta maneira, o armazenamento das sementes por no mínimo 30 dias possibilita condições favoráveis para a maturação fisiológica do embrião e sua posterior germinação. Recomenda-se que outros estudos relacionados à conservação das sementes de canela-sassafrás sejam realizados, visando principalmente determinar com precisão o limite máximo de armazenamento.
 
Palavras-chave: Mata Atlântica; Germinação; Árvore nativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006