IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde

AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA EMPRESA PARA PROMOÇÃO À SAÚDE

Ivany da Silva Bono Ciocca 1
Keila Carvalho de Sousa 1
(1. UNIMED VOTUPORANGA - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO)
INTRODUÇÃO:

Introdução: Este trabalho busca mostrar a relevância do Serviço Social  na empresa, onde voltado a uma prática educativa e transdisciplinar pretende pesquisar o alto índice de utilização dos serviços de saúde por alguns usuários na UNIMED de Votuporanga.

Com base nos parâmetros da portaria MS/GM n°. 1101, de 12/06/2002 e em dados específicos da UNIMED, planejamos desenvolver ações educativas que busquem promover o senso de identidade individual e de responsabilidade na utilização dos serviços disponibilizados pela UNIMED de Votuporanga, assim como divulgar os resultados para a  direção da empresa na expectativa de colaborar para que a mesma ofereça aos usuários novas opções de  programas de saúde mais eficientes.

METODOLOGIA:

Realizamos levantamento de dados através da interação com áreas de Atendimento e Financeiro cruzando dados gerados como: custo, receita e rentabilidade. Selecionamos os usuários cujo valor do custo estavam muito acima do valor da receita  identificando aqueles com 70% de sinistralidade. Embasados nos dados desta planilha, concluímos que nossos usuários estavam com a utilização acima da média considerada razoável: 4,66 consultas médicas por beneficiário/ano; 2,70 exames por consulta/ano; 12,70 exames por beneficiário/ano; 3,47 tempo médio de permanência hospitalar. Identificamos o usuário, estabelecendo contato com o mesmo, nesta abordagem esclarecemos o objetivo do trabalho, orientando sobre os serviços de saúde disponibilizados aos usuários e os benefícios de uma utilização responsável apresentando nosso Projeto de Medicina Preventiva. Este programa promove encontros semanais de grupo de usuários com profissionais da área da saúde  que desenvolvem temas relacionados a saúde, ainda diariamente o trabalho de enfermagem é disponibilizado com orientação, aferição de pressão arterial, curativos, ainda os encontros de terapia ocupacional com atividades de artesanato, fisioterapia com caminhadas, alongamento, atividade prática com  nutricionista, buscando ainda neste contexto o vínculo do usuário com o Serviço e com o grupo. Temos trabalhado com objetivo de encantar nosso usuário a participar desse projeto na certeza de estar oferecendo alternativas para uma qualidade de vida.

RESULTADOS:

Apesar de ser muito recente, o projeto está em andamento e com boa receptividade dos usuários, já podemos identificar e mensurar algum resultado obtido  como a diminuição de internações hospitalares por participantes do Projeto Medicina Preventiva e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida desses usuários que num processo de socialização projetam e realizam encontros de lazer e terapia, fortalecendo os vínculos afetivos dos participantes do grupo, ocupando assim de maneira saudável o tempo antes ocioso e solitário.

CONCLUSÕES:

Desafios: Vivemos um tempo onde o profissional é desafiado a obter formas de desenvolvimento do trabalho pautado no zelo pela qualidade dos serviços prestados, na atualização dos compromissos ético-políticos com interesses coletivos da população usuária. Neste contexto, acreditamos que apesar de trabalhoso, cada profissional precisa conquistar seu espaço, independente de sua área de atuação, que poderá até ser, como essa, num plano de saúde privado,  onde já existe uma negação (preconceituada) por parte da sociedade, pois sem dúvida ocupa a lacuna deixada pelo Estado na questão atenção à saúde. Este é mais um desafio que pensamos superar atuando com trabalhos de atenção a saúde que priorizam prevenção e  educação no sentido de ser, estas, os pilares que sustentarão as ações na busca dos objetivos idealizados que neste caso é despertar a consciência de auto educação em saúde o que significa uma ação sobre o conhecimento das pessoas para que estas desenvolvam juizo crítico e capacidade de intervenção sobre suas vidas e sobre o ambiente com o qual interagem, criando assim condições de se apropriarem de sua própria existência.  Motivar, estimular, reciclar são constitutivos de uma prática quando o foco principal  é o próprio ser humano tendencioso a ociosidade, tão prejudicial a saúde física e mental. Esse é outro desafio, o de dissiminar a valorização da saúde a partir de mudança de hábitos e atitutes que despertam para o encantamento que é a vida.  

Instituição de fomento: unimed de votuporanga - cooperativa de trabalho médico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação; Saúde; Serviço Social .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006