IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AUTO-ESTIMA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE DANÇA PARAFOLCLÓRICA
Joseani Paulini Neves Simas 1
Marco Aurélio da Cruz Souza 1
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães 1
Adonis Marcos Lisboa 2
(1. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); 2. Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE))
INTRODUÇÃO:

A adolescência é um período de rápidas mudanças bio-psico-sociais e a dança como uma atividade que propicia auto-conhecimento, pode estar contribuindo no processo de transformação integral do ser e de suas potencialidades. O presente estudo buscou investigar a auto-estima e as relações interpessoais de adolescentes de ambos os sexos, praticantes de dança parafolclórica do Colégio Madre Francisca Lampel do município de Gaspar (SC).

METODOLOGIA:

Este se caracterizou como sendo um estudo de campo do tipo de caso descritivo. A amostra foi constituída por 37 pais dos praticantes e por 28 adolescentes de 13 a 17 anos de ambos os sexos, praticantes de dança parafolclórica do Colégio Madre Francisca Lampel do município de Gaspar (SC). Utilizou-se 1 formulário estruturado destinado aos praticantes de dança parafolclórica: caracterização pessoal e auto-estima (Stobaus, 1983); e 1 formulário estruturado aos pais: relacionamento interpessoal e Escala social de Rivermead (Labrocini et al, 2000). Os dados foram coletados pelo pesquisador e de forma individual, com os praticantes de dança e seus respectivos pais. Os dados quantitativos foram analisados mediante a estatística descritiva (distribuição de freqüências absolutas e medidas de tendência central), e os qualitativos através da análise do conteúdo, e apresentadas em forma de quadro, tabelas e figuras.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos indicaram que quanto às características pessoais a maior parte dos praticantes de dança parafolclórica encontra-se na faixa de 13 a 15 anos, sendo a maioria do sexo feminino, e morando em casa própria. Verificou-se também, que muitos dos praticantes são naturais do Vale do Itajaí, principalmente dos municípios de Gaspar e Blumenau, e com uma renda mensal familiar de classes A e B. As aspirações futuras dos pais e dos filhos são semelhantes e giram em torno de boa educação, saúde, família e sucesso profissional. A maioria dos adolescentes apresenta a auto-estima classificada como média e no que diz respeito ao relacionamento social observou-se que a média em todos os aspectos está acima da categoria discreta melhora.

CONCLUSÕES:

Desta forma conclui-se que a dança parafolclórica parece possuir elementos atrativos para o engajamento de escolares adolescentes do município de Gaspar, auxiliando na formação da auto-estima e contribuindo positivamente nos relacionamentos interpessoais.

 
Palavras-chave: Dança; Adolescência; Auto-Estima.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006