IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
AVALIAÇÃO DA ABSORÇÃO INTESTINAL DO CAPTOPRIL EM DISPERSÕES SÓLIDAS COM POLIETILENOGLICOL PELO MÉTODO DO SACO INTESTINAL INVERTIDO
Aline Borelli Alonso 1
Carolina Ribeiro Camerin 1
Fernanda Pasin Foltran 1
Caroline Harada Okuda 1
Juliana Teixeira Bueno 1
Marco Vinicius Chaud 2
(1. Graduanda, Faculdade de Farmácia, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); 2. Prof. Dr., Faculdade de Farmácia, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP))
INTRODUÇÃO:

A tecnologia das dispersões sólidas (DS) é caracterizada pela mistura de um ou mais componentes, farmacologicamente ativo, em um carreador com a finalidade de alterar as propriedades do estado sólido, melhorar o coeficiente de solubilidade e a estabilidade, aumentar a taxa de dissolução ou promover a liberação sustentada de fármacos. Contudo pouco se sabe sobre a influência das DS e dos carreadores na permeação intestinal de fármacos. O captopril (CAP) é utilizado no tratamento de hipertensão, inibindo a Enzima Conversora de Angiotensina (ECA). Devido à instabilidade química, a forma farmacêutica de apresentação comercial deste fármaco é apenas no estado sólido. Este fato limita o uso deste fármaco por via oral para indivíduos com dificuldade de deglutição.

A técnica do saco intestinal invertido é simples, rápida, reprodutível e de custo financeiro relativamente baixo. Neste sistema de dois compartimentos é possivel calcular a cinética de absorção para o tecido epitelial e a transferência através da camada epitelial, pela medida da quantidade de fármaco dentro do saco intestinal no final do período de incubação.

Neste estudo a dispersão sólida do CAP com PEG 6000 foi preparadas a fim de melhorar a estabilidade deste fármaco em soluções. O modelo do saco intestinal invertido foi utilizado para avaliar, in vitro, a influência do PEG 6000 na permeabilidade do CAP através da membrana intestinal.

METODOLOGIA:

A dispersão sólida contendo captopril foi preparada pelo método de dissolução seguido de co-precipitação. O carreador utilizado foi Polietilenoglicol 6000. A proporção de fármaco e carreador foi respectivamente 2:1. A mistura física (MF) foi prepara pela dispersão do PEG 6000 no CAP.

Para a avaliação da permeação do CAP através da membrana intestinal foi utilizado ratos machos adultos da raça Wistar. Após jejum de 12 horas os animais foram anestesiados e o intestino delgado imediatamente dissecado e lavado com solução de TC-199 (10°C). Um segmento intestinal com cerca de 10,0 cm, medidos a partir do piloro, foi retirado e gentilmente invertido com auxilio de uma haste plástica (15,0 mm de diâmetros). Uma das extremidades do segmento inetstinal foi fechada e o mesmo preenchido com solução TC-199. A outra extremidade foi fechada formando o saco intestinal com cerca de 8,0 cm de comprimento. O saco intestinal foi colocado em um elermeyer contendo 25,0ml da solução TC-199 com 10mM de glicose e 4,0µg/ml de CAP. O sistema foi mantido oxigenado (O2:CO2 – 95:5) e sob agitação suave à temperatura de 37ºC. Após 90 minutos o saco intestinal foi removido e o conteúdo do mesmo filtrado. A concentração de CAP que permeou através da membrana intestinal foi determinada por espectrometria UV (210nm). O resultado é a média de 2 determinações. O mesmo procediemento foi adotado para o CAP nas formas livres, MF e DS.

RESULTADOS:

A quantificação de CAP que permeou através da membrana intestinal foi 60,49%, 61,51% e 93,27% respectivamente para CAP livre, MF e DS.

CONCLUSÕES:

Os resultados mostram que a simples associação do carreador (PEG 6000) não aumenta a permeabilidade do CAP através da membrana intestinla. No entanto quando PEG e CAP são associados na forma de DS a permeação do fármaco foi significativamente maior (1,3 vezes). 

Instituição de fomento: FAP-UNIMEP, FAPIC/UNIMEP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: captopril; dispersão sólida ; absorção intestinal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006