IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
CONCENTRAÇÃO E LUCRATIVIDADE: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA SOBRE O SETOR PRODUTOR DE SOJA NO EXTREMO-OESTE DO PARANÁ, NO PERÍODO 2000-2005
Maxiel Roberto Machado 1
Fred Leite Siqueira Campos 1, 2, 3
Jaqueline Malman Nunes 2
Andréia Tiecher 1
Margareth Marcon 1
Simone de Mattos Muller 1
(1. Curso de Administração em Agronegócios da Faculdade Educacional de Medianeira; 2. Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR; 3. Curso de Administração da Faculdade Anglo-Americano de Foz do Iguaçu / FAA)
INTRODUÇÃO:
Nos últimos cinco anos, a soja vem aumentando a sua presença no mercado brasileiro e elevando sua participação na pauta de exportação nacional, sendo, no estágio atual, a maior commodity produzida internamente. Por outro lado, a realidade agrária (tamanho das propriedades) na região oeste do Estado do Paraná é tradicionalmente de minifúndios. Além disso, sabe-se que existe uma relação entre o tamanho da propriedade rural, a escala de produção e os lucros advindos. Nesse sentido, procurou-se, com este trabalho, analisar, introdutoriamente, a concentração da produção de soja do extremo-Oeste do Paraná e a sua lucratividade.
METODOLOGIA:
Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória quantitativa e qualitativa. Foi feita uma descrição numérica dos dados de cada município da região delimitada, no que diz respeito ao número e tamanho das propriedades produtoras de soja, bem como dos níveis de lucro de cada uma. Os dados foram captados por contato direto junto às organizações que coordenam a produção de soja local, tais como: as cooperativas e os sindicatos rurais.
RESULTADOS:
Os índices de concentração da produção foram baixos. Existe, na região pesquisada, relativa desconcentração da produção com apenas 31,025% das propriedades possuindo mais do que cem hectares de terra. Com relação à lucratividade, apesar de decrescentes nos últimos dois anos, os mesmos giram no patamar médio de R$ 1.597,83 por hectare.
CONCLUSÕES:
Apesar de uma parte considerável dos pesquisadores em Economia considerarem que os ganhos em escala (produção concentrada) levarem a maiores lucros (per capita), constatou-se que na região pesquisada, a concentração da produção de soja é baixa, com uma elevada incidência de pequenas propriedades (com tamanho máximo de 100 ha.) sendo responsáveis por 68,975% da produção. Esse cenário é ainda convivente com índices de faturamento e lucratividade, da venda da soja, ainda bastante vantajosos, na ordem média de R$ 1.597,83 por hectare de cada propriedade.
 
Palavras-chave: Concentração.; Lucratividade.; Produção de soja..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006