IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, CAUSAS E EFEITOS SOCIAIS ENTRE TRABALHADORES INFORMAIS EM CAMPINA GRANDE-PB.
Melina Rocha Maracajá 1
Lucira Freire Monteiro 1
Lívia Campos Lucas 1
(1. Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:

A construção civil possui grande importância na geração de emprego, mas existem muitas obras clandestinas que criam empregos informais, precários e sem condições de segurança, pois segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) realizada em 2002 pelo IBGE, 71,8% dos trabalhadores deste setor não possuem o amparo da legislação trabalhista e como conseqüência são excluído da rede de proteção social garantida pela Previdência.

A rigidez de leis, o excesso de tributação e burocracia, além das altas taxas de juros, são os fatores que mais contribuem para os empregadores não assinarem a carteira de seus empregados (PASTORE, 2004).

A caracterização dessa pesquisa no âmbito da sociologia do trabalho implica no fato de destacarmos nosso objeto de interesse nas relações de trabalho baseadas na informalidade e suas conseqüências sociais em termos de infortúnios laborais. Assim, firmaremos a necessidade de entendimento sobre o relacionamento entre as estruturas de fiscalização postas pelo Estado junto aos empreendimentos capitalistas, e as necessidades do cidadão (detentores de direitos e obrigações).

O objetivo dessa pesquisa é verificar em que medida a informalidade nas relações de trabalho é fator definidor de ocorrências de acidentes de trabalho na construção civil na cidade de Campina Grande - PB.

METODOLOGIA:

A pesquisa teve início com uma revisão de literatura relacionada ao objeto de estudo, realizando leituras e análises críticas sobre as informações obtidas, estudos de normas de proteção e defesa ao trabalhador da construção civil, analisando a situação do trabalhador acidentado.

Com o objetivo de conhecer os registros oficiais de acidentes de trabalho na construção civil, fomos a Subdelegacia Regional do Trabalho de Campina Grande, realizando entrevistas a médicos e a fiscais de trabalho. Apesar de não ter sido possível colher dados de Campina Grande, colhemos dados de acidentes de Trabalho da Paraíba dos últimos anos (2001 a 2004).

Realizaram-se levantamentos de arquivos também junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobre a concessão de benefícios previdenciários aos acidentados.

A pesquisa in loco com os trabalhadores da construção civil foi planejada para colher tanto informações individualizadas quanto também do ambiente de trabalho, através de amostras estratificadas, obtidas através de dois critérios de seleção; no primeiro, foram selecionadas obras de empresas cadastradas no Sindicato da Indústria da Construção (SINDUSCON) e no segundo critério, as demais organizações. Foram aplicados questionários estruturados, com 18 questões objetivas, a fim de se resgatar diversas informações que fazem conexão com o trabalhador e o ambiente de trabalho, relacionando a segurança, saúde e nível de conhecimento dos aspectos relacionados a isto.

RESULTADOS:

Na Subdelegacia Regional do Trabalho de Campina Grande, observou-se que dos acidentes de trabalho registrados ocorridos na Paraíba, nos anos pesquisados, 74% ocorreu Construção Civil e dentre os casos de morte todos se deram na referida Indústria, sendo o único setor produtivo onde houve mortes por acidentes de trabalho. No INSS, em 2005, foram concedidos 14 benefícios para acidentados na construção civil, sendo 2 pensões por morte.

Foram aplicados 120 questionários: 60 com trabalhadores informais e 60 com formais, em ambos os tipos de relação de trabalho a maioria ganha 1 salário mínimo, possui escolaridade até 4ª série e considera sua atividade de pouco risco, apesar de ter conhecimento de alguém que já se acidentou. Em relação aos formais a maioria é servente, 30% já se acidentou, os equipamentos de proteção relatados como faltosos foram roupa adequada e cinto de segurança e como oferecidos, porém que consideram desnecessários, foram protetor auricular e óculos de proteção e sobre as normas e procedimentos relativos a Acidentes de Trabalho 36,36% responderam não conhecer nada. Dentre os trabalhadores informais a maioria é pedreiro e 50% já se acidentou. Todos relataram que os únicos equipamentos de proteção necessários são botas e capacete, apesar de na maioria das vezes não fornecidos. No quesito sobre conhecimento das normas e procedimentos referentes aos acidentes de trabalho, 37% não sabem nada e 36% sabem muito pouco.

CONCLUSÕES:

A Construção Civil é um setor que se caracteriza por ter com freqüência características de exclusão social. Conforme demonstram os resultados, os trabalhadores não tiveram a devida formação escolar-técnica, não possuem perspectiva de uma melhor qualidade de vida e possuem uma baixa remuneração.

Perfis semelhantes foram observados entre estes trabalhadores de diferentes condições contratuais de trabalho. Em ambos os seguimentos, salientando que entre os informais a situação é mais gravosa, os trabalhadores consideram sua atividade de pouco risco, sem consciência dos riscos a que estão expostos, além de revelarem conhecer muito pouco sobre as normas e procedimentos referentes aos acidentes de trabalho.

Conforme os questionários aplicados, equipamentos são fornecidos, porém na opinião do empregado não há necessidade de utilizá-los, entre os informais, observa-se, geralmente, que nenhum equipamento é fornecido, apesar de, por exemplo, todos acharem necessário trabalhar com botas.

Em relação aos dados colhidos no INSS e na Subdelegacia Regional do Trabalho, demonstra-se que apesar de tratar-se de trabalhadores formais, os números de acidentes de Trabalho e de concessão de benefícios são altos, revelando que a Construção Civil é o único setor produtivo, na Paraíba, onde houve registro de morte por acidente de trabalho.

Esses dados demonstram a necessidade de efetivar-se uma política preventiva, a tornar essencial o conhecimento pelo trabalhador de seus direitos e deveres.

Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Acidentes de Trabalho; Construção Civil; Trabalhadores Informais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006