IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

TRANSFERÊNCIA DO CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO DE JOÃO PESSOA-PB

Mireille Coêlho de Almeida 1
Tâmara Soares Dantas 1
Jandilene Maria de Freitas Sucupira 1
Lucialina Karol Damas Martins 1
Luciano Leite Rolim Moreira 1
Henrique Gil da Silva Nunesmaia 2
(1. Graduando(a) de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; 2. Professor do Departamento de Pediatria e Genética/CCS/UFPB)
INTRODUÇÃO:

O aumento dos índices de gravidez na adolescência e alguns estudos mostrando o baixo conhecimento dos estudantes sobre sexualidade, especialmente métodos anticoncepcionais, são indícios de que o conteúdo de Reprodução Humana no Ensino Fundamental Público representa uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de um programa de prevenção à gestação precoce, pois à medida que os adolescentes são apresentados aos mais diversos temas relacionados a esse assunto, eles descobrem com naturalidade e sem preconceito como acontecem as mudanças físicas e comportamentais típicas de sua idade e quais os riscos e responsabilidades que envolvem o início da atividade sexual na adolescência. Além da oferta desse conteúdo nas escolas de Ensino Público, onde a baixa renda denota menor acesso às informações provenientes dos meios de comunicação comprometidos com o bem-estar social, o aspecto principal que necessita de mudanças urgentes é a melhoria da qualidade do conteúdo repassado aos alunos, a qual depende da qualificação do docente, do material didático disponível e da abertura com que os temas são abordados. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a transferência do conteúdo de Reprodução Humana oferecido no Ensino Fundamental Público de João Pessoa, Paraíba.

METODOLOGIA:

Esse estudo é um desdobramento do Programa de Prevenção à Gestação Precoce em Escolas Públicas de João Pessoa, Paraíba, projeto extensionista da Universidade Federal da Paraíba, tendo sido realizado com os professores de Ciências de 5a a 8a séries dos três turnos das Escolas Públicas de Ensino Fundamental de João Pessoa, Paraíba, dentro de um perímetro de cinco quilômetros aproximadamente do Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB. A amostra constituiu-se de 30 educadores, dos 36 identificados, de 20 escolas municipais e estaduais, os quais responderam de modo espontâneo e voluntário um questionário sobre o conteúdo de Reprodução Humana no Ensino Fundamental Público, com perguntas que versavam sobre a freqüência com que as aulas eram ministradas, o material didático utilizado, os temas que despertavam mais interesse dos alunos e as dificuldades que eles encontravam para ensinar esse assunto. Os dados foram então colocados em planilha Excel (Microsoft), tabulados e submetidos à análise estatística descritiva.

RESULTADOS:
Os principais resultados foram: 1) aproximadamente 70% dos professores referiram sempre ofertarem os conteúdos de Reprodução Humana, enquanto 30% o fazem apenas ocasionalmente; 2) quanto ao material didático utilizado, 53% deles citaram uso de publicações didáticas (livros didáticos e paradidáticos, cartilhas e apostilas), 35% mencionaram utilização de recursos audiovisuais (filmes, transparências, cartazes e fotos), e apenas 7% citaram uso de publicações leigas (revistas e jornais); 3) dos temas que despertam mais interesse dos estudantes, os professores referiram: DST (22%), Anatomia do Sistema Reprodutor (20%), Sexualidade (14%), Métodos Anticoncepcionais (12%), Gravidez (8%), dentre outros; 4) cerca de 37% dos professores responderam que têm dificuldade em ministrar o conteúdo de Reprodução Humana, sendo a principal causa atribuída por eles a falta de material didático de apoio.
CONCLUSÕES:
Considerando o assunto de Reprodução Humana estar incluído pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal, devendo ser ensinado em todas as séries do Ensino Fundamental, o fato de 30% dos professores abordarem-no em sala de aula apenas ocasionalmente indica que algumas ações devem ser tomadas no sentido de corrigir essa deficiência na educação pública. Além disso, mostra-se necessário uma maior disponibilidade de material didático apropriado para a abordagem desse tema, visto que esse é o principal motivo que os professores apontaram para justificar sua dificuldade em ministrar as aulas de Reprodução Humana. Em relação ao interesse dos alunos pelo conteúdo, de acordo com a experiência dos professores, pode-se inferir que temas em evidência nos meios de utilidade pública, como DST e AIDS, merecem grande destaque, seguido de temas ligados à biologia reprodutiva, em especial a anatomia dos órgãos reprodutivos, além de sexualidade e métodos anticoncepcionais. Dessa forma, conclui-se que: 1) o conteúdo de Reprodução Humana oferecido no Ensino Fundamental Público de João Pessoa, Paraíba, é deficiente e inadequado; 2) deve-se adotar medidas urgentes para melhorar a qualidade das informações prestadas, tornando a escola fonte fidedigna e permanente de conhecimento do conteúdo de Reprodução Humana e proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente que os torne capazes de tomar decisões conscientes e seguras sobre suas atividades sexuais.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino de Reprodução Humana; Educação em Saúde; Gestação na Adolescência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006