IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

CONTROLADOR DE VELOCIDADE DO MOTOR CC UTILIZANDO LÓGICA FUZZY EM MICROCONTROLADORES

Felippe dos Santos e Silva 1
Erick Rodrigues de Sousa  1
Ghunter Paulo Viajante 1
Marcelo Antônia Araújo Adad 1
Carlos Alberto Vasconcelos Bezerra 1
(1. UCG - Universidade Católica de Goiás)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta um estudo da Lógica Fuzzy e propõe a implementação de um controle de velocidade de motores CC utilizando microcontroladores. Para tanto, foram realizados estudos em diversas áreas, tais como: Teoria de Sistemas de Controle, Máquinas Elétricas, Eletrônica Analógica, Digital e de Potência, Microcontroladores, Linguagem de Programação e Lógica Fuzzy, aplicada ao controle de processos.Através de resultados experimentais espera-se verificar a eficiência do sistema projetado, destacando a simplicidade de produção e o custo dos dispositivos utilizados.

METODOLOGIA:

O sistema foi montado estrategicamente em módulos funcionais e específicos, conforme descrito a seguir:

Módulo 1 – Controlador Fuzzy: Consiste no software implementado na plataforma de desenvolvimento do microcontrolador (Dynamic C – Rabbit Semiconductor), utilizando como etapas principais a Fuzzificação, Inferência, Defuzzificação e Atuação. As bases de regras e de conhecimento Fuzzy foram geradas através do conjunto de conhecimentos específicos do processo controlado (motor CC).

Módulo 2 – Microcontrolador: Plataforma microcontrolada Rabbit 3200 com porta Fast-Ethernet. Responsável pela execução do algoritmo do controlador Fuzzy.

Módulo 3 - Planta controlada: Consiste em um motor CC acoplado a um gerador síncrono. O motor CC é acionado por uma ponte Dual, a fim de se obter a operação da máquina controlada nos quatro quadrantes.

Módulo 4 – Transdutores e Acionamentos: Responsável por transformar parâmetros como velocidade do motor CC, corrente na armadura do motor CC e sentido de rotação em níveis de tensão adequados. Este módulo é também responsável pelos acionamentos elétricos utilizando contatores e o conversor Dual.

RESULTADOS:

O uso do controlador Fuzzy, para o controle de velocidade do motor CC utilizando o conversor Dual, apresentou-se eficiente quando sujeito às variações de setpoint e do conjugado no conjunto gerador. Os erros em regime transitório e permanente ficaram dentro de faixas aceitáveis, conforme padrões propostos por organizações internacionais.Os resultados obtidos evidenciaram a superioridade do controlador Fuzzy quando comparado com o controlador PI diante da mesma planta.

CONCLUSÕES:

Os Conjuntos e a Lógica Fuzzy provêem a base para geração de técnicas poderosas para a solução de problemas, com uma vasta aplicabilidade, especialmente, nas áreas de controle de processos e tomada de decisão.A força da Lógica Fuzzy deriva da sua habilidade em inferir conclusões e gerar respostas baseadas em informações vagas e ambíguas. Neste aspecto, os sistemas de base Fuzzy têm habilidade de raciocinar de forma semelhante à dos humanos. Seu comportamento é representado de maneira muito simples e natural, levando à construção de sistemas compreensíveis e de fácil manutenção.

Instituição de fomento: UCG - Universidade Católica de Goiás
 
Palavras-chave: Fuzzy; Microcontrolador; Controle.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006