IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
FORMAÇÃO PROFISSIONAL, REVISÃO CURRICULAR E PROJETO PEDAGÓGICO DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (DSS/UFS).
Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves  1
Ana Maria Vasconcelos Melo 1
Ana Caroline Trindade dos Santos 1
Itanamara Guedes Cavalcante 1
Heide de Jesus Damasceno  1
Loide Rafael Ezer 1
(1. Depto de S. Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Univ.Federal Sergipe)
INTRODUÇÃO:
Ter profissionais capacitados para atender as demandas conjunturais é um desafio colocado para as instituições de ensino superior responsáveis com a formação profissional. Os cursos de Serviço Social, sob a coordenação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social / ABEPSS, desde a década de 1980, têm enfrentado essa questão através de processos desencadeados nacionalmente, de revisão curricular. A construção coletiva, a socialização das informações, a democracia têm assegurado a participação e o respeito às especificidades locais e regionais. Analisar a inserção do DSS /UFS no processo de revisão curricular da década de 1990, a elaboração, implementação do seu projeto pedagógico constitui-se no objeto da pesquisa. A Reforma do Ensino Superior iniciada no governo de Fernando Henrique Cardoso e prosseguida pelo governo de Luis Inácio Lula da Silva, faz parte da base teórica para compreender a conjuntura da época. A dimensão histórica é pano de fundo lógico e teórico para desvendar as particularidades das diretrizes curriculares. Os textos de Ferreira (2000), Netto (2001), Cardoso (1997) e Iamamoto (2001) fundamentam uma formação profissional acompanhando as mudanças ocorridas na dinâmica da sociedade visto que as relações sociais que permeiam o cotidiano estão em movimento dialético, gerando contradições e transformações sociais, que refletem na maneira de pensar, intervir e formar profissionais aptos à execução e formulação de propostas.
METODOLOGIA:
A pesquisa do tipo exploratória, através do método dialético, utilizou procedimentos teórico-metodológicos combinados para apreender o objeto de análise. Entre eles, a pesquisa bibliográfica que permitiu a compreensão da conjuntura da época, do debate sobre formação profissional, currículo e questão social. A pesquisa documental foi básica na identificação de 144 (cento e quarenta e quatro) documentos (atas, relatórios, ofícios, textos e outros) existentes no colegiado de curso. Todos os documentos foram catalogados em fichas específicas contendo dados de identificação (título, data, autoria, número de páginas) e um resumo do conteúdo. Esse instrumento de pesquisa foi essencial para situar a dinâmica interna do Departamento e reconstruir a sua trajetória na elaboração do projeto pedagógico bem como a sua participação nas oficinas realizadas pela ABEPSS no âmbito regional e nacional. As entrevistas com estudantes e docentes que participaram das etapas do processo de revisão curricular complementaram a visão de conjunto da experiência vivenciada pelo Departamento no processo. A aprovação das diretrizes curriculares, a nível nacional em novembro de 1996, o seu ajustamento a Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei 9394/96) e aprovação do projeto pedagógico do DSS, no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFS em 29/07/2002 são marcos do processo de revisão curricular.
RESULTADOS:
A revisão curricular é uma resposta às novas demandas e formas de enfrentamento à questão social. O período histórico, a década de 1990, coincide com medidas neoliberais implementadas no país como a Reforma do Estado, privatizações das empresas estatais, corte de investimentos nas políticas públicas, incentivo ao setor privado. A Reforma do Ensino Superior, componente da Reforma do Estado, iniciada com aprovação da LDB, tem contribuído para: mercantilização da educação, sucateamento das Instituições Federais de Ensino Superior, avanço do ensino a distância e dos cursos seqüenciais. A crise das Universidades aprofunda-se no governo Lula com o PROUNI, o SINAES. Esse cenário emoldura a participação do DSS/UFS na avaliação da formação profissional, ajustamento das diretrizes curriculares à LDB, elaboração do projeto pedagógico e de subsídios para as oficinas. O DSS/UFS envolveu docentes, discentes e profissionais através de Seminários, Fóruns, Grupos de Estudo, incluindo parcerias com ENESSO, CRESS. O Seminário “A crise de paradigmas e a formação profissional”, marca a instalação do debate. Os Fóruns de Formação Profissional enfatizaram a interdisciplinaridade, a direção social, a visão dos clássicos, o pluralismo e as bases analíticas do curso. A Oficina Estadual articulou representantes das universidades (pública e privada). O projeto pedagógico do DSS/UFS, implementado no curso noturno em 2003/1, foi alvo de análise durante Semana de Avaliação e Planejamento.
CONCLUSÕES:
O DSS/UFS através de docentes e discentes inseriu-se ativamente, no processo de revisão curricular participando das oficinas (nacional, regional) e promovendo eventos locais (oficinas, Seminários, grupos de estudos, etc) para debater e analisar projetos pedagógicos de outras unidades de ensino, textos teóricos sobre formação profissional e questão social. Foram momentos fundamentais para a formulação do projeto pedagógico que preservou alguns aspectos e rompeu com outros do currículo anterior. Entre os aspectos de continuidade destacam-se, a primazia da tradição marxista e sua interlocução com outras matrizes do pensamento, a reafirmação da categoria trabalho e da importância da pesquisa como instrumento de intervenção profissional para responder criticamente às demandas do mercado. Entre as novidades, citamos a questão social como centralidade da formação profissional, a constituição dos núcleos de formação, a introdução de novos componentes curriculares, a articulação da graduação com a pós-graduação e a ética perpassando todo o curso. A elaboração do projeto pedagógico do DSS/UFS ocorreu de forma democrática e participativa permitindo o aprofundamento e o amadurecimento teórico dos docentes e discentes. Observa-se o impacto do contexto sócio – histórico e de suas dimensões econômicas, políticas e sociais na proposta de diretrizes curriculares. O princípio da flexibilidade possibilitou a organização de currículos mais coerentes com as especificidades regionais e locais.
Instituição de fomento: COPES/UFS/PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: projeto pedagógico; revisão curricular; participação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006