IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 5. Relações Internacionais

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: NOVO ATOR NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

Thiago Persuhn Duwe 1
(1. Universidade do Vale do Itajaí / UNIVALI)
INTRODUÇÃO:

A nova configuração das relações internacionais permite o surgimento de outras formas de poder que passam a exercer notada importância no sistema-mundo. Multiplicou o número de atores à medida que emergem mecanismos alternativos de associações e de gestão do poder.

Entre os atores das Relações Internacionais (RI) pode-se admitir os Estados, as Organizações Internacionais, as Organizações Não-Governamentais, as empresas transnacionais, redes e movimentos sociais. O objetivo consiste em descobrir se é possível definir o Fórum Social Mundial (FSM) como ator de tipo novo das Relações Internacionais. Afirma-se tal possibilidade, haja vista que a sociedade civil global trouxe uma nova realidade às relações internacionais: as redes horizontais de coalizão internacional. De forma não institucional, essas redes atuam de maneira anárquica, quase sempre à margem do sistema clássico que envolve principalmente, o Estado e as Organizações Internacionais.

A necessidade e urgência deste debate baseiam-se, principalmente, em três fatos. Em primeiro lugar, porque inexiste na Teoria das Relações Internacionais um estudo específico sobre o FSM como ator, fato que traduz a importância de trazê-lo à tona. Em segundo lugar, faz-me mister debruçar-se sobre as peculiaridades que rondam a sociedade internacional atual que obrigam uma redefinição do Estado e a ampliação do conceito de atores. Em terceiro plano, torna-se conveniente realçar a relevância do referido Fórum para a teoria dos atores das RI.

METODOLOGIA:

O método é o sustentáculo da pesquisa científica. É a forma de concatenar logicamente o iter investigativo na busca de resultados a serem alcançados. Refere-se, portanto, às estratégias utilizadas pelo pesquisador para vislumbrar o que pretende constatar.

O metódo de pesquisa eleito para a consubstanciação deste trabalho foi o dedutivo, haja vista que permite partir de situações gerais para formatar uma conclusão geral acerca do tema. A esse respeito, Gil assevera que (1999, p.27), “O método dedutivo, de acordo com a acepção clássica, é o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica”.

Os métodos de procedimento a ser utilizados são: o histórico e monográfico, que propiciarão os elementos fundamentais para desencadeamento da investigação.

A técnica de pesquisa ancorar-se-á, essencialmente, na documentação indireta. Os elementos da pesquisa serão encontrados, fundamentalmente, a partir de um vasto levantamento bibliográfico a ser realizado tanto junto a editoras, como a diferentes Universidades.

De posse dos instrumentos necessários, como documentos, materiais bibliográficos e informações essenciais à estruturação do corpo do trabalho, o método indutivo funcionará como bússola que permitirá alcançar o horizonte das hipóteses aventadas, cujo resultado estará relatado na conclusão do estudo.

RESULTADOS:

Primeiramente, pôde-se identificar o conceito de ator nas principais teorias das Relações Internacionais considerando as transformações mais relevantes na sociedade internacional após a 2ª guerra mundial. As principais correntes teóricas, o Realismo e o Liberalismo enfatizam o Estado-nação e as Organizações Internacionais como os principais agentes do cenário internacional. Nas últimas décadas, a teoria Transnacional e as teorias Marxistas abarcam mais situações, onde as principais lógicas deixam de ser a soberania e o militarismo. Nesse sentido, foi também necessário especificar os requisitos necessários para caracterizar um ente como ator internacional. É visto que na teoria Crítica o agente não necessita ser necessariamente econômico, mas sim se torna um quando proponha a transformação do status quo internacional. Assim, foi possível tipificar o Fórum Social Mundial como ator internacional considerando sua estratégia de atuar em rede, através de uma grande coalizão de diversos interesses envolvendo temas internacionais como o combate às políticas neoliberais e o imperialismo.

CONCLUSÕES:

Observa-se que as modificações na estrutura do Estado-Nação, juntamente com valores que o acompanha, constitui uma referência-chave na redefinição do cenário internacional. Ou seja, percebe-se claramente o alvorecer de novas formas de organização política, como o Fórum Social Mundial (FSM), superando os quadros clássicos até então conhecidos justificados pelos anseios de responder às diferentes demandas apresentadas pela globalização e pela necessidade de conceder uma maior proteção ao cidadão e conferir-lhe plenamente as potencialidades da cidadania democrática.

Verifica-se que o FSM vive um processo contemporâneo, nunca antes visto na história da humanidade. Experiências próximas tentaram alcançar tamanho respaldo frente à sociedade civil global, como a Internacional Socialista (aliança de proletários) proposta por Karl Marx em fins do século XIX, porém com outros objetivos. Por ser lugar de debates e não ter pretensão de deliberar, o FSM é um espaço plural e diversificado, não confessional, não governamental e não partidário, que articula de forma descentralizada, em rede, entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo.

Por permitir grande respeito à diversidade e à discussão de idéias, caracteriza-se como um ente que propõe e promulga a democracia, formando assim uma grande coalizão internacional influenciando em políticas decididas a nível mundial.

Instituição de fomento: ProBIC/UNIVALI
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Fórum Social Mundial; Atores das Relações Internacionais; Redes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006