IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

A WIKIPEDIA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO COMPLEXO E AUTO-ORGANIZADO: O EXEMPLO DE UM VERBETE EMERGENTE DE SOCIOLOGIA

Daniel Guerrini 1
Ronaldo Baltar 2
Ivan Amaral Guerrini 3
(1. Departamento de Ciências Sociais / UEL; 2. Departamento de Ciências Sociais / UEL; 3. Departamento de Biofísica / UNESP-Botucatu)
INTRODUÇÃO:

O conceito de complexidade tem invadido o meio científico nas últimas duas décadas. Olhar um sistema como complexo ao invés de simples, significa admiti-lo como Sistema Dinâmico Complexo e Adaptativo (SDCA), o qual se reduz a simples apenas em condições especiais ou limites. Um movimento natural qualquer, por exemplo, só poderá ser simplificado se forem desprezadas a maioria das variáveis envolvidas. No caso da educação, acontece algo semelhante. Fala-se hoje em propriedades dos sistemas naturais como emergentes (LAUGHLIN, 2005) e também da dinâmica não-linear do conhecimento (DEMO, 2002) como os novos e emergentes conceitos que permeiam as mais variadas ramificações da educação superior. Com o advento da Wikipédia, uma enciclopédia online, livre e colaborativa, criada em 2001, o conceito de conhecimento como sistema fechado ou aberto em qualquer área exige questionamentos mais profundos dos profissionais envolvidos em educação. A tecnologia wiki permite a qualquer usuário editar um conteúdo livremente sem que haja um autor específico, mas antes uma redação colaborativa. Aproveitando recentes matérias publicadas sobre o assunto em periódicos de destaque (Nature 2005), este trabalho teve por objetivo estudar as alterações no verbete de sociologia da Wikipédia desde o seu início, tentando entendê-lo como um fractal natural, ou seja, um verbete emergente e instável próprio de um SDCA, fruto de um trabalho cooperativo entre os indivíduos ligados em rede.

METODOLOGIA:
Este trabalho usa os referenciais teóricos de Pierre Levy, Pedro Demo e Ilya Prigogine através de suas obras: LEVY (1999, 2003), DEMO (2002) e PRIGOGINE (2002). Foram utilizadas outras fontes de referência para uma análise do verbete de sociologia, vindo de artigos ligados à complexidade, teoria do caos e auto-organização, e também de alguns que tratam especificamente da utilização de hipertextos na formação de conceitos atuais. Foram analisadas as versões da Wikipédia nas línguas inglesa e portuguesa para efeito de comparações nas inserções de edição ocorridas no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2005, para elaborar tabelas e gráficos e estudá-los do ponto de vista da complexidade e dos conceitos aqui mencionados, com os recursos informáticos disponibilizados pela Universidade Estadual de Londrina na Sala de Multimeios do Laboratório de Línguas do Centro de Ciências Humanas.
RESULTADOS:
A Wikipédia apresentando-se como um instrumento na construção de um conhecimento coletivo, aberto e retro-alimentado permitiu alcançar um alto grau teórico dos conceitos sociológicos ali presentes com constantes contribuições, correções, revisões e diálogos entre os usuários. Foi possível perceber que, assim como fractais naturais, o conhecimento presente na Wikipédia adquire características “vivas” na medida em que se auto-organiza, auto-regula, regenera-se a despeito da instabilidade de seu conteúdo, o que o diferencia, por exemplo, do conhecimento disponível em enciclopédias tradicionais com edições pontuais e restritas a especialistas, ou mesmo em livros e periódicos acadêmicos. Tal diferença assemelha-se à comparação feita por John Von Neumann entre autômatos artificiais e autômatos naturais: enquanto aqueles são bem fabricados e então disponibilizados para o uso, estes, apesar de serem constituídos por elementos pouco estáveis (células, sínteses protéicas, etc.), têm a capacidade de se regenerar e de se reproduzir, ou seja, de se auto-organizar. Os gráficos obtidos com o número de edições feitas tanto na Wikipédia inglesa como na portuguesa, desde janeiro de 2001 até dezembro de 2005, nos respectivos verbetes de sociologia mostra um aumento irregular destas evidenciando um sinal temporal próprio de um sistema vivo, um SDCA. Tais gráficos se assemelham muito a diferentes tipos de ruídos fractais (BERGÉ, POMEAU, DUBOIS-GANCE, 1995).
CONCLUSÕES:
Neste sentido vê-se que a redação colaborativa, como é feita num sistema wiki, apesar do descrédito por muitos acadêmicos e defensores da necessidade de uma avaliação especialista, é capaz de produzir um conteúdo aprofundado mesmo na ausência de um mecanismo externo que o regule. Os resultados mostram um processo de construção de conhecimento retro-alimentado, evoluindo constantemente pelo grande número de inserções, facilitando uma auto-organização própria de um SDCA. Ademais as páginas de discussão e o histórico das edições ficam registrados permitindo que as experiências da comunidade sejam acumuladas. A Wikipédia aparece, portanto, como um estimulante instrumento de produção de um conhecimento aberto que emerge para além da soma dos saberes individuais de cada usuário incitando-os à pesquisa, ao debate e à interação mútua. A redação colaborativa nos permite ver a importância da cooperação e do debate no processo de aprendizagem uma vez que eleva seus participantes para a condição de sujeitos deste processo e não apenas passivos recebendo uma informação já sistematizada e formalizada. A instabilidade do conteúdo na Wikipédia abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento de um tema estando sua correção e refinamento teórico garantidos por seu próprio desenvolvimento, como visto anteriormente.
Instituição de fomento: Universidade Estadual de Londrina
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Redação colaborativa; Fractais naturais; Conhecimento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006