IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
PESQUISA SOBRE A FELICIDADE E A SATISFAÇÃO DE JOVENS FREQÜENTADORES DE UM MESMO GRUPO RELIGIOSO
Patrycia Nazaré de Carvalho 1
Larissa Lopes Mahmud 1
Claudete Francisco de Sousa 1
Vanessa Siqueira Manhães 1
Mônica Gomes de Souza 1
Carlos Américo Alves Pereira 2
(1. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; 2. Departamento de Psicologia Social, Instituto de Psicologia - UFRJ)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho visa compreender o que é satisfação e felicidade e qual a importância da fé e da religião na vida de jovens religiosos, por meio da aplicação de um questionário e de tabelas de Bem-Estar Subjetivo (aplicados em 30 integrantes de um grupo evangélico do Lins, no Rio de Janeiro) e através da leitura de livros e de artigos científicos sobre os temas citados logo no início. Esta pesquisa foi realizada durante o intervalo do dia 15 de maio a 05 de julho de 2005, havendo dois domingos dedicados à aplicação dos instrumentos (dias 15 e 22 de maio), o que nos permitiu conhecer um pouco sobre a dinâmica e a integração do grupo e a sua relação funcional com a Igreja. Além disso, buscou-se a visão de cada um que desejasse expor sua opinião a respeito dos temas presentes no questionário; o que contribuiu bastante para a realização de nossa pesquisa em entender melhor a felicidade, a satisfação e o bem-estar e questão da religião em nossas vidas.

METODOLOGIA:

A pesquisa contou com uma amostra de trinta jovens freqüentadores de um mesmo grupo evangélico, da Assembléia de Deus do Lins, com idades entre 13 e 23 anos, de ambos os sexos e grau de escolaridade de cada integrante, cuja maioria está cursando ou já concluiu o ensino médio, e vive sob amparo de seus pais e/ ou responsáveis.Foram aplicadas duas escalas: uma sobre “Bem-Estar Subjetivo” (ou “Subjective Well-Being”) e a outra sobre “Afetos Positivos e Afetos Negativos” (PANAS) e um questionário sobre “Auto-avaliação do Bem-Estar Pessoal”. O primeiro passo foi o contato com o líder do grupo, onde foi feito o esclarecimento do objetivo e método do trabalho de pesquisa. Após a sua aprovação, o líder, dividiu o grupo em dois subgrupos de 15 participantes cada. Foi marcada uma reunião para cada subgrupo, para explicarmos os objetivos, o método e a forma de responder as escalas e o questionário. Cada participante respondeu as escalas e o questionário de forma individual. Ressaltamos que deveria ser respondido com sinceridade e que não existia uma resposta certa. Deixamos claro que a participação não era obrigatória, mas voluntária e que não haveria necessidade de identificação dos participantes (nome). O tempo para aplicação foi livre e para finalizar foi combinada a realização de uma reunião para devolução.

RESULTADOS:

As respostas das perguntas de número 1, 7.a, 14.a e 14.b foram classificadas em 5 domínios, sendo eles: valores humanos, atividades de lazer, motivação de auto realização, relações interpessoais e religiosidade. A avaliação nos conduziu às seguintes conclusões: Frente à pergunta de n.º 1 (O que é felicidade para você ?), predominaram as respostas relacionadas aos relações interpessoais (30,16 %), seguido por valores humanos (22,22 %).  As respostas à pergunta n.º 7.a (Do que você mais gosta?) se encontraram predominantemente no domínio relações interpessoais (35,56 %), seguida de atividades de lazer (23,33%). As respostas à pergunta n.º 14.a (Qual a importância da religião na sua vida?) se encontraram predominantemente no domínio valores humanos (42,42%), seguida de religiosidade (30,30%). As respostas à pergunta n.º  14.b (Qual a importância da vivência no grupo a que pertence?) se encontraram predominantemente no domínio relações interpessoais (22,22 %), seguida de Valores humanos (19,44%). Para as respostas às perguntas 13, 15.a e 15.b, foram feitas três classificações, são elas: sim, não e respostas em branco. Para a pergunta 13 (Você acredita em Deus?) a maioria (96,67 %) respondeu SIM. Em resposta à questão 15.a (Existe algo que discorda em relação à religião? ) a metade (50,00 %) respondeu que SIM. E na última questão 15.b (Existe algo que discorda em relação ao grupo que freqüenta? ) a maioria (53,33 %) respondeu SIM.

CONCLUSÕES:

Quanto ao primeiro problema da Pesquisa: “Existe diferença entre Felicidade (FEL) e Satisfação de Vida (SAT)?”, concluímos que estas duas subdimensões se relacionam, pois se verificou uma correlação entre as duas. Tanto na análise qualitativa, como na análise quantitativa (através da correlação de Pearson). Com um r maior que 0,40, a correlação é forte e positiva. No segundo problema “As pessoas estão mais satisfeitas e felizes?” A análise quantitativa através do teste t, de Student, também mostrou que os participantes da pesquisa sentem-se tão satisfeitos quanto felizes. Quanto às perguntas 13, 14 e 15 do questionário, tiveram as seguintes respostas em sua maioria: 96,67% acreditam em Deus, 38,89% deram respostas diversas que não se encaixam nos valores utilizados e 50% disseram discordar de algo em relação à religião, respectivamente. Isso leva a confirmar o estudo realizado na PUC-SP (Perfil da Religiosidade do Universitário - um estudo de caso na PUC-SP), segundo o qual “a tradição religiosa é re-significada pela juventude à luz de suas experiências fundantes” e que os jovens vivenciam mais a religiosidade do que a religião.

Instituição de fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro
 
Palavras-chave: felicidade; satisfação de vida; religião.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006