IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

Uma experiência de educação ambiental e economia solidária (cooperativa) –  produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha reciclado .

Adauto Fernandes Marconsin 1, 2
Newton Antonio Paciulli Bryan  1
(1. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 2. Prefeitura Municipal de Campinas)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho está inserido em um programa de política pública da Prefeitura Municipal de Campinas, que associa educação ambiental e geração de trabalho e renda em economia solidária (cooperativa). A Prefeitura Municipal de Campinas promove a coleta seletiva do material reciclado, a sua destinação para os grupos associativos fomentados por incubadoras, a disposição de espaço de trabalho para os grupos associativos, bem como a sua organização para o exercício da autogestão.

A partir do final de 2003, um dos grupos associativos fomentados, denominado Cooperativa Remodela, apresentou à Prefeitura Municipal de Campinas uma proposta de reciclagem de óleo de cozinha e sua transformação em biodiesel.  A concretização da proposta necessitou da articulação de um espaço público de construção, com a participação da Prefeitura Municipal de Campinas, a Empresa de Saneamento Municipal (SANASA) e a Cooperativa Remodela. Através deste espaço público de construção foi elaborado um Convênio envolvendo as três instituições, cabendo às esferas públicas a coleta do óleo de cozinha reciclado e locação de imóvel para sediar a produção; coube à cooperativa Remodela o financiamento dos equipamentos através do Banco Popular da Mulher (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), a busca de doadores do óleo reciclado e a produção do biodiesel, a partir de pesquisas bibliográficas e apoio não institucional de profissionais de química, como colaboradores voluntários.

METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo de caso através de entrevistas com os construtores do projeto e análise dos documentos públicos gerados durante a sua construção.

Nas entrevistas com os gestores públicos da Prefeitura Municipal de Campinas e SANASA, buscamos a compreensão das dificuldades encontradas durante seu desenvolvimento, quanto à institucionalidade e quanto às necessidades de recursos financeiros. Nas entrevistas com os gestores da Cooperativa Remodela, vários aspectos foram objetos de investigação, como a questão de educação ambiental dos munícipes, a apropriação de tecnologia de montagem e produção da unidade; captação de recursos; captação de óleo; gestão e autogestão; sustentabilidade do projeto; crescimento; diversificação de matérias prima e vendas.

Analisamos os documentos gerados durante a construção do projeto, como o convênio estabelecido entre as partes envolvidas, os alvarás de licença prévia, instalação e operação emitidos pela Companhia Estadual Tecnológica de Saneamento Ambiental (CETESB) e a documentação referente aos recursos obtidos junto ao Banco Popular da Mulher.

Nas entrevistas com os participantes do projeto na condição de voluntários para a estruturação técnica, bem como com os comerciantes participantes do projeto enquanto fornecedores gratuitos de matéria prima, isto é, óleo de cozinha reciclado,  buscamos compreender as razões deste envolvimento voluntário, já que ambas as contribuições valem economicamente.
RESULTADOS:

O protocolo 14.875/04 refere-se ao Convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Campinas, a SANASA e a Cooperativa Remodela, tendo sido assinado em 02 de julho de 2004 e aditado em 23 de setembro de 2004.

O barracão da unidade de produção foi locado em meados de 2004 e as licenças da CETESB foram obtidas em 10 de novembro de 2004 (licenças prévia e instalação) e 04 de março de 2005 (licença de operação).

Os recursos do Banco Popular da Mulher foram de R$ 25.000,00, sendo liberados em outubro de 2004.

Os profissionais técnicos voluntários capacitaram os cooperados durante o segundo semestre de 2004 e no ano de 2005 para a montagem e operação da unidade. Durante o segundo semestre de 2005 foram desenvolvidos 20 pontos de coleta com uma média 250 litros de óleo por mês cada ponto, coletados pelo Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Campinas, resultando em um volume de coleta de 5.000 litros mês de óleo de cozinha reciclado, com um volume equivalente de biodiesel produzido.

A partir de janeiro de 2006, a Cooperativa Remodela mantém entendimentos para venda do biodiesel para Cooperativas de fundição de alumínio, a Uniferco e a Uniforja, localizadas em Diadema, Região Metropolitana de São Paulo, com potencial inicial de vendas de 60.000 litros mês. A estratégia de vendas desenvolvida pela Cooperativa Remodela baseia-se em um conceito de rede, buscando consumidores de biodiesel que integram a rede de cooperativas filiadas às entidades nacionais de cooperativas autogestionárias como a Unisol e Anteag.

CONCLUSÕES:

A estruturação de uma política pública em educação ambiental e economia solidária torna-se realidade quando o Poder Público Municipal e a sociedade civil organizada participam de espaços públicos de construção. Este projeto de produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha reciclado exemplifica esta tese, pois utilizou este conceito na elaboração do Convênio, na educação ambiental promovida junto aos munícipes, na destinação de recursos para montagem da unidade através do banco popular da Mulher, da locação do barracão para produção, além dos voluntários técnicos, que garantiram transferência de tecnologia à Cooperativa para produção.

O potencial de captação de óleo de cozinha reciclado em uma cidade como Campinas de um milhão de habitantes é de 350.000 litros mês, considerando dados empíricos de descarte de um litro por família mês, sendo evidente que a Cooperativa alcançará somente um pequeno percentual deste volume ao longo de alguns anos na consolidação do projeto. Este dado de realidade não inviabiliza o projeto, pois o volume de 5.000 litros mês obtidos nos seis primeiros meses de trabalho pode atingir valores mais significativos em curto espaço de tempo. Esta afirmativa baseia-se na entrevista com os cooperados, pois o envolvimento com a busca de viabilidade do projeto possibilitou conhecer fornecedores do óleo reciclado em grandes quantidades. Além disto a Cooperativa busca aliados entre pequenos produtores na região de Campinas para ampliar o quantitativo de matéria prima a partir de oleaginosas.     

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Campinas e Sanasa
 
Palavras-chave: Educação Ambiental; Economia Solidária (Cooperativa); Biodiesel.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006